Primavera
Estação das flores inicia marcada por friozinho

Priscila Petrecheli - Nova estação começou nessa segunda, às 15h19min
A primavera de 2025 começou nessa segunda-feira, às 15h19min, marcada pelo equinócio que define a transição das estações.
O fenômeno climático La Niña pode influenciar a estação. Embora atualmente o Oceano Pacífico esteja em neutralidade, há chances de que o resfriamento das águas se confirme entre outubro e novembro.
Caso isso ocorra, os impactos podem ser sentidos no Brasil, especialmente no regime de chuvas e na intensidade de tempestades. A tendência, no entanto, é que a declaração oficial de La Niña só ocorra no final da primavera.
No Sul, segundo a MetSul Meteorologia, onde a precipitação é mais regular, a estação pode registrar irregularidade e acumulados abaixo da média histórica, embora não se descarte a ocorrência de episódios curtos de chuva intensa. Essa instabilidade trará desafios para a agricultura, principalmente para culturas como o milho.
A primavera também é historicamente o período mais propício a temporais no Sul do Brasil. Embora a frequência de tempestades em 2025 possa ser menor do que em anos de El Niño, quando elas ocorrerem, tendem a ser fortes, em razão do contraste térmico entre massas de ar frio e quente.
O risco de granizo será elevado, e vendavais severos ou até tornados não estão descartados, em linha com padrões observados em outros anos sob La Niña.
No aspecto das temperaturas, a estação será de transição gradual para o verão, com redução de dias frios e aumento do calor. No Sul, ainda poderão ocorrer incursões de ar frio, mas com menor intensidade e duração. Em contrapartida, ondas de calor serão mais comuns a partir de novembro.
Dias de friozinho
A estação das flores começou com queda de temperatura.
No Rio Grande do Sul, o encontro do ar frio com o ar quente e úmido intensifica a instabilidade nesses primeiros dias da nova estação.
As temperaturas na madrugada de segunda registraram mínimas entre 10ºC e 13ºC no Oeste e Sul gaúcho, e a chegada do ar frio ao longo do dia prometia manter o clima mais fresco à noite.
Para Bagé, a previsão é de tempo claro nesta terça-feira, 23, com mínima de 7°C e máxima de 17°C. O sol aparece entre nuvens na quarta e a mínima fica em 6°C. Cai para 4°C na quinta; e as máximas nesses dois dias não ultrapassam os 17°C.
Últimos dias de inverno
Temporais que começaram na sexta à noite e seguiram no fim de semana causaram danos em diversas cidades gaúchas. Na Fronteira Oeste, Uruguaiana registrou queda de árvore sobre uma garagem e galhos espalhados pela área urbana, enquanto em Alegrete, uma casa foi destelhada parcialmente, recebendo cobertura emergencial com lonas.
Deixe seu comentário