BAGÉ WEATHER

PASSADOS 93 ANOS, FOI CRIADA A OAB

A profissão que abracei, pelas amizades que conquistei, não poderia deixar de saudar toda a classe, quando se comemoram os 93 anos de sua fundação. A minha profissão (radialista) abriu muitas portas. Conquistei muitas amizades, entre elas, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Hoje, aproveito, após a comemoração, e uso o comentário do Dr. Leonardo Lamachia, presidente da OAB-RS, e “colo” na íntegra:   

ASPAS   

"Por Leonardo Lamachia, advogado e presidente da OAB/RS.   

Nesta sexta-feira (11), aniversário de 93 anos da OAB/RS, diante do momento que vivemos no país e do papel constitucional da Ordem, não podemos hesitar! Reafirmamos nosso compromisso com a defesa da democracia e do Estado de Direito de forma integral, independentemente das posições políticas ou ideológicas.   

É hora de todos os democratas adotarem uma postura crítica ao que ocorre no Brasil, pois o momento é grave e delicado! Devemos ter coragem de repetir o que disse Honório Lemes, o Leão do Caverá, na Revolução de 1923: 'Queremos leis que governem os homens, e não homens que governem as leis'. O direito de defesa e as garantias mais básicas estão sendo violadas pelo Tribunal. O Supremo Tribunal Federal (STF) precisa mudar imediatamente sua forma de agir em relação a decisões que violam o devido processo legal e, portanto, atentam contra a democracia e as prerrogativas da advocacia. O único caminho para uma nação ter paz, prosperidade e desenvolvimento é o caminho da democracia e do respeito ao Estado de Direito.   

O direito de defesa e as garantias mais básicas do direito penal estão sendo violados pelo Tribunal, que tem como missão precípua fazer respeitar a Constituição Federal, que é a base de sustentação da nação. Não é possível aceitar que, sob a justificativa de defesa da democracia, se atente contra a Carta Constitucional. A manutenção e o amadurecimento do Estado democrático exigem construção conjunta — com respeito ao devido processo legal, ao voto, às eleições, à voz da cidadania e à advocacia. O Brasil não tolera mais nenhuma ditadura! Nem a do fuzil e nem a da toga!   

A ditadura nos deixou legados de dor, de violência e de restrições à liberdade, os quais são amplamente conhecidos. O país precisa, portanto, de respeito à lei, de segurança jurídica e de lideranças que preguem a democracia — e não o contrário, venham de onde vierem os ataques! Registramos, neste aniversário da OAB/RS, que temos muitas conquistas a comemorar. Porém, o momento é de lutar pela advocacia e pela democracia. Esse é o nosso DNA — e assim seguiremos."   

Outra vez declarações geram mal-estar   

Gleisi recua após críticas e diz que rever penas do 8/1 é decisão do STF.   

Eu saí! Em nota, a ministra da SRI afirmou que a revisão das penas cabe apenas ao Supremo, após sofrer críticas por defender a discussão dentro do Congresso Nacional. “Entendo, sim, que esse debate pode e deve ser feito na sociedade, inclusive no Congresso, como já vem acontecendo de fato, mas sem interferir na autonomia do Poder Judiciário.”   

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, declarou nesta sexta-feira (11/4) que a revisão de penas para os condenados pelo 8 de janeiro cabe “única e exclusivamente” ao Supremo Tribunal Federal (STF), um dia após dizer que a discussão pode ocorrer no Congresso Nacional.   

Dia 10, Gleisi defendeu discutir a anistia ou a redução de penas no Legislativo, em fala que gerou uma série de críticas dentro do STF e do próprio governo. Claro que, pelo andar da carroça, a pressão maior vem do Poder Judiciário. Os ministros querem continuar com a ‘caneta/poder’ à mão pra decidirem — ou seja, serem os protagonistas do que vai acontecer.   

Agora fica a pergunta de um leigo: os pedidos de informações que os advogados dos presos (fatos de 08/01) têm solicitado são respondidos? Pela explanação da imprensa, não.   

Outra pergunta que cabe no momento: na viagem à China e a outros países, a convite de Lula, trataram de se entender? Não. Segundo Lula, nem sequer chegaram perto do tema. Lá, eles foram para tratar de exportação.   

Não me diga???? KKKK 

MUDA TUDO, MAS FICA A MESMA COISA Anterior

MUDA TUDO, MAS FICA A MESMA COISA

DURMAM COM UM BARULHO DESTES Próximo

DURMAM COM UM BARULHO DESTES

Deixe seu comentário