CEEE
Nova Subestação Bagé 3 está 99,5% concluída
Divulgação CEEE Equatorial - Operação ainda depende de outras fases
Com 99,5% das obras concluídas, a Subestação Bagé 3 da CEEE Equatorial entra na reta final de execução. A estrutura integra um investimento de R$ 28 milhões que inclui também a construção de uma nova Linha de Distribuição (LD), projetada para reforçar e qualificar o fornecimento de energia elétrica no município, beneficiando cerca de 121 mil moradores, conforme destacou divulgação.
A subestação, localizada no bairro Arvorezinha, conta com um transformador de 26 MVA (megavolt-ampere) e quatro novos alimentadores, que vão ampliar significativamente a capacidade de distribuição de energia na região. Os trabalhos atuais concentram-se na montagem dos equipamentos de proteção e comando, que permitirão a comunicação direta com o Centro de Operações Integradas (COI) da CEEE Equatorial.
O avanço do projeto também depende da Linha de Distribuição de 69 kV (quilovolts), que terá 8,5 quilômetros de extensão e fará a interligação entre as subestações Bagé 1, 2 e 3. No fim de outubro, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) concedeu a Licença Prévia de Instalação, autorizando o início das obras dessa linha.
A construção da LD deve começar ainda neste ano, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026. Essa etapa é essencial para viabilizar a energização da Subestação Bagé 3 e colocá-la em operação. Segundo o Executivo de Obras da CEEE Equatorial, Fabrício De Mari, o investimento representa um salto na infraestrutura energética de Bagé. Ele destaca que o reforço no sistema permitirá atender novos consumidores e dará mais segurança ao fornecimento.

Deixe seu comentário