BAGÉ WEATHER

APÓS PORTA ARROMBADA, TRANCA DE FERRO

imagem ilustrativa

Como as pessoas que ainda pensam devem estar "perdendo cabelo" pensando sobre as fraudes do INSS. Como será que aconteceu, nos bigodes de cada político, e ninguém se deu conta? Não é isso que a maioria deve estar pensando? Tivemos mais de uma semana sem muita pressão da imprensa sobre o montante do "rombo" deixado pelos bandidos. Por que tivemos menos matérias? É simples de responder. Pelo menos para alguns que sabem: cada vez que estoura um roubo, para abafá-lo é só surgir outra matéria que tire de circulação a anterior.  

Então surgiu a morte do Papa e a eleição de seu substituto. E isso foi matéria da imprensa do mundo inteiro. É sinal de que o evento era importante. Aí está o fato que tirou, em parte, a exploração da fraude do INSS. Pois bem, mais alguma matéria jornalística — pequena, é bem verdade — conseguimos compilar daqui e dali.  

Pois bem. Mas, encerrando esta semana, temos uma matéria interessante sobre o INSS. Primeiro: não iniciou o processo em 2019. Ele vem, segundo as instituições do governo, desde 2010. Outros afirmam que desde 2014. Que o rombo já está maior do que 6 bilhões. Acho que sim, está quase chegando nos 100 bilhões.  

O governo já anunciou que vai repor o dinheiro roubado dos aposentados. Só não sabe quando. Então, um dos segmentos questionados pelo público são os bancos que forneciam empréstimos consignados. Já estão tomando providências para justificar o empréstimo consignado sem a devida investigação da autorização do governo para realizar o desconto.  

Comecei a rir. Sei que sou um bobo risonho. Aí o empréstimo consignado vai exigir reconhecimento facial. Entenda: vão tirar o retrato do cliente. O INSS determinou, nesta quinta-feira (8/5), o bloqueio imediato de novas autorizações para descontos de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. O despacho visa evitar golpes financeiros.  

Parei e não precisei pensar muito: o governo está afirmando que quer evitar golpes financeiros, porque nada está seguro no Brasil. Mas então, onde vamos chegar para tornar o Brasil seguro? E outra coisa simples: termina a reeleição, evitando que o cidadão crie raízes. É o projeto que está lá para ser levado a plenário. Quem decide são os legisladores.  

Sim, meu caro Watson (auxiliar de Sherlock Holmes). Que me deu uma ideia: quem sabe contratar o velho detetive inglês para destapar a caixa-preta da administração pública brasileira. Quase te asseguro: iria sair fumaça preta do fogão a lenha do detetive estrangeiro, se fosse contratado. Não?  

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO MANDA  

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determinou, nesta quinta-feira (8/5), o bloqueio imediato de novas autorizações para descontos de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas, que passarão a exigir biometria. A decisão foi publicada em despacho no Diário Oficial da União, assinado pelo presidente do Instituto, Gilberto Waller.  

"Determino o bloqueio dos benefícios para averbação de novos descontos de empréstimo consignado, para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, independente da data de concessão do benefício", diz o despacho.  

Em coletiva de imprensa no Planalto, onde anunciou o plano de ressarcimento, Waller explicou que os descontos poderão ser desbloqueados pelo próprio beneficiário, de acordo com os serviços disponibilizados pelo INSS. Segundo ele, a partir de agora, todo novo empréstimo consignado de pensionistas e aposentados passará a exigir reconhecimento facial para validar a operação.  

O despacho visa evitar golpes financeiros, como a contratação de crédito consignado sem a autorização do beneficiário. A suspensão atende a determinações do Tribunal de Contas da União (TCU), que bloqueou descontos diretamente dos benefícios previdenciários, em favor de instituições financeiras. Só no ano de 2023, segundo auditoria do órgão, foram 35 mil reclamações de empréstimos liberados indevidamente.  

A pergunta que o momento exige: onde estavam as instituições que teriam de cuidar das fraudes? A pergunta não vai calar tão rápido. Concordam ou não? 

APÓS PORTA ARROMBADA, TRANCA DE FERRO Anterior

APÓS PORTA ARROMBADA, TRANCA DE FERRO

PACIÊNCIA, A VIDA É ASSIM – NINGUÉM É CULPADO Próximo

PACIÊNCIA, A VIDA É ASSIM – NINGUÉM É CULPADO

Deixe seu comentário