BAGÉ WEATHER

Diálogo

Prefeitura trata da regularização de imóveis da União no município

Renan Silveira imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Mainardi diz ser importante estabelecer parcerias para regularização

Durante reunião na Superintendência do Patrimônio da União no Rio Grande do Sul (SPU/RS), em Porto Alegre, o prefeito Luiz Fernando Mainardi (PT) tratou da regularização de áreas da União situadas em Bagé junto ao superintendente Emerson Lutzmann. O encontrou ocorreu na quarta-feira, dia 10, e marcou a retomada do diálogo com o Governo Federal sobre terrenos que estão em uso pelo município e que não tem definição jurídica. 

Entre as pautas, estão áreas às margens da antiga linha férrea, ocupadas há décadas com edificações que avançaram sobre terrenos da União, e que agora são alvo de pedidos de reintegração de posse.  

Além disso, um terreno localizado na Barão do Amazonas, no Centro Histórico; a área no Km 21, no entorno da atual sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (SMASI); e o antigo espaço da SMTC, situado próximo ao trevo do Anel Rodoviário, cujo pedido de regularização segue em andamento foram discutidos. 

PLANEJAMENTO 

Segundo Mainardi, o momento é de estabelecer parcerias a fim de regularizar os imóveis e de planejamento. O prefeito diz que também e deve apresentar projetos que deem nova função as áreas que pertencem à União, porém são estratégias para Bagé. A partir do respaldo legal se permite investimentos. 

Na área do Km 21, por exemplo, a Prefeitura estuda implantar a "UPA Animal", já tendo iniciado tratativas para formalizar a solicitação de doação do terreno à União, com base no interesse público e no projeto em desenvolvimento. 

DIÁLOGO 

Para o superintendente Emerson Lutzmann, a reunião reforça uma mudança de postura e marca a retomada de diálogo que foi perdido nos últimos anos. Lutzmann afirmou que o município fazia uso dessas áreas, mas sem regularização e acredita que, com o novo vínculo, seja possível o desenvolvimento de projetos, captação de recursos além de garantir a segurança jurídica para o uso dos espaços.  

Acompanhando o prefeito na reunião, a coordenadora municipal de Patrimônio, Tatiani Deoscar de Carvalho, afirma que a gestão se compromete a reunir toda a documentação exigida para dar andamento às solicitações da SPU.  

A Prefeitura deve protocolar, nas próximas semanas, os pedidos formais de regularização e doação das áreas, com base no uso atual e nos projetos previstos. 

Bolsonaro e aliados são oficialmente réus por golpe de Estado Anterior

Bolsonaro e aliados são oficialmente réus por golpe de Estado

Afonso Hamm propõe audiência pública em Brasília sobre Agro Gaúcho Próximo

Afonso Hamm propõe audiência pública em Brasília sobre Agro Gaúcho

Deixe seu comentário