Bagé
CPI da Casa de Hospedagem convoca ex-coordenadora para esclarecimentos
Anderson Coka - Atual coordenadora, Janaína Hoffmeister, detalhou situação anterior do espaço
A CPI da Casa de Hospedagem, presidida pelo vereador Lelinho Lopes (PT), ouviu nesta semana a atual coordenadora da unidade, Janaína Hoffmeister, que relatou graves problemas estruturais e de segurança deixados pela gestão anterior. Entre os problemas, estavam infiltrações, sujeira, infestação de ratos, baratas e pulgas, além de quartos e banheiros insalubres, sem ventilação adequada e com fiação exposta. Vale mencionar que tudo isso já havia sido exposto pelo prórpio Executivo.
Aliás, um dos quartos chegou a ser interditado pelos Bombeiros devido a risco de contaminação e comprometimento da estrutura. Janaína, na Câmara de Vereadores, destacou ainda que a casa possuía portas sem fechadura, extintores vencidos desde 2021 e quartos destinados a motoristas em condições extremamente precárias, com colônias de morcegos. Ela relatou que, em fevereiro de 2025, uma inspeção do Ministério Público, conduzida pelo promotor Leonardo Barrios, constatou a situação e determinou que não fossem mais recebidos hóspedes até regularização do espaço, o que também foi amplamente divulgado.
Outros problemas apontados incluíram a ausência de registros de presença entre janeiro e agosto de 2022, o uso irregular da casa por visitantes de outras cidades para férias, competições esportivas e concursos públicos, além da venda de animais e a moradia prolongada de um cidadão uruguaio por cerca de três anos - outra situação que já veio à tona por meio do Executivo. Janaína relatou ainda o roubo de um ar-condicionado e a entrega de fichas de presença a um vereador por uma ex-coordenadora, que será apurada pela CPI.
Diante dos relatos, a comissão decidiu realizar uma reunião extraordinária no dia 29 de outubro, às 14h, para ouvir a ex-coordenadora e aprofundar a investigação sobre os fatos denunciados. O presidente da CPI, Lelinho Lopes, reforçou que o compromisso da comissão é com uma apuração rigorosa e transparente: “Nosso trabalho é técnico, sério e voltado à verdade. A Casa de Hospedagem precisa ser um espaço digno e transparente, e não um local de abandono ou de uso indevido de recursos públicos. A comunidade bageense pode ter certeza de que esta CPI vai até o fim”.
CRÉDITO Anderson Coka
LEGENDA Atual coordenadora, Janaína Hoffmeister, detalhou situação anterior do espaço
Deixe seu comentário