BAGÉ WEATHER

Candiota III

MP que garantirá funcionamento da usina deve ser publicada hoje

CGT Eletrosul - Operação regular da Usina depende de contrato

ATUALIZAÇÃO: A MP não foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira.

Segundo informações extraoficiais, a Medida Provisória que prorroga o funcionamento da Usina Termelétrica de Candiota III foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e deverá ser publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, dia 22. A usina operada pela Âmbar Energia, do Grupo J&F, teve as atividades paralisadas em função do fim da licença em 31 de dezembro de 2024. 

A proposta, elaborada pelo Ministério de Minas e Energia, estende aos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná os mesmos critérios aplicados anteriormente a Santa Catarina, estendendo a operação até 2040. Considerada essencial, a medida garante a continuidade dos serviços da usina. 

A principal preocupação desde que as atividades foram paralisadas é quanto a manutenção de mais de sete mil empregos diretos e indiretos, trabalhadores que dependem da atividade carbonífera. Além disso, se busca a manutenção do carvão mineral no setor energético por conta da necessidade de uma transição equilibrada e responsável, evitando assim o colapso econômico das regiões carboníferas. 

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB), afirmou que recebeu informações extraoficiais de que o presidente Lula já teria assinado a Medida Provisória para a recontratação da Usina.  

Segundo Folador, a informação veio do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Pepe Vargas (PT). O prefeito está em Brasília participando da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. 

Ao Folha do Sul, Folador classificou a notícia como muito importante. “Eu acabei de confirmar com a assessoria do Palácio do Planalto. É uma notícia ótima, depois de muitos anos, de muitas pessoas que lutaram”, comemorou. 

O prefeito ainda celebrou apoio de políticos e sindicalistas, além dos ministros Alexandre Silveira e Rui Costa.  

“O presidente Lula assina a medida provisória, recontratando a usina, garantindo a dignidade das fábricas de cimento de Candiota, Pinheiro Machado, Montenegro, Nova Santa Rita, da indústria de fertilizantes, do município de Caçapava do Sul, enfim, é algo extraordinário e um apoio para nosso município, a nossa região e o nosso Estado”, declarou. 

A reportagem do Folha do Sul conversou com o presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Hermelindo Ferreira, que confirmou que de fato existe essa informação extraoficial.  

“Nossa expectativa é muito positiva, diante dos fatos que estão se anunciando. A gente está só esperando para ver ela realmente publicada, para a gente saber, ter ciência de qual é o tempo que foi editada essa medida, para que a gente consiga trabalhar isso aí”, explicou. 

Ferreira afirmou que o próximo passo é a aprovação da Medida Provisória no Congresso Nacional. Segundo ele, há um prazo de 120 dias para a análise. Caso não seja aprovada dentro desse período, a MP perde a validade – o que Ferreira classificou como trabalho perdido.  

Vale mencionar que, no final do mês de abril, a Usina Candiota 3 foi religada mesmo sem contrato vigente, operando como uma usina "merchant", ou seja, vendendo energia no mercado livre. A decisão foi tomada em um contexto de baixos níveis dos reservatórios das hidrelétricas no Subsistema Sul e visa garantir a segurança energética nacional. A continuidade plena da operação, porém, depende da aprovação de um novo contrato de longo prazo. 

Projeto de lei atualiza subsídios dos Agentes Comunitários de Saúde Anterior

Projeto de lei atualiza subsídios dos Agentes Comunitários de Saúde

Lula promete programa para reforma de casas de pessoas de baixa renda Próximo

Lula promete programa para reforma de casas de pessoas de baixa renda

Deixe seu comentário