Estado
Lelinho solicita audiência da CPI da CEEE Equatorial em Bagé

Anderson Coka - Segundo Lelinho, a inclusão de Bagé na agenda da CPI é fundamental para dar voz às comunidades atingidas
O vereador Lelinho Lopes (PT) encaminhou nesta quarta-feira (17) um documento ao deputado estadual Miguel Rossetto (PT), presidente da CPI que investiga a atuação da CEEE Equatorial e da Rio Grande Energia (RGE), solicitando a realização de uma audiência pública no município.
No texto, Lelinho diz que cidades da Região da Campanha atendidas pela Equatorial não receberão o debate, uma vez que Santana do Livramento, escolhida pra receber a atividade, é atendida pela RGE.
O edil destacou a gravidade dos problemas enfrentados pela região da Campanha desde a instalação da CEEE Equatorial no Rio Grande do Sul, em 2022. Entre as denúncias, estão mortes de trabalhadores e moradores, além da morte de animais, causadas pela falta de isolamento da fiação energizada.
Lelinho também menciona os recorrentes prejuízos econômicos, a ausência de ressarcimento à população e as longas interrupções no fornecimento de energia, especialmente na zona rural.
“Não podemos aceitar que a irresponsabilidade da empresa continue impactando a vida das pessoas e a economia local. A audiência é uma oportunidade para que a população da região da Campanha seja ouvida e para que os problemas sejam enfrentados com seriedade”, afirmou.
Ao Folha do Sul, a assessoria do edil afirmou que, caso não tenha adesão pelo colegiado, o vereador tentará comparecer na audiência pública de Livramento ou Rio Grande. Além disso, a comunicação afirma que há apoio do governo municipal, citando a influência e articulação do Prefeito Luiz Fernando Mainardi (PT) no estado.
Deixe seu comentário