Simplifica
Schardosim pede informações sobre curso preparatório

Divulgação -
O vereador João Schardosim (PP) protocolou nessa quarta-feira (17) um pedido de informações endereçado do Gabinete do Prefeito sobre a não realização do Curso Preparatório Simplifica, além de pedir uma previsão para a retomada. Desde 2017, o curso já beneficiou mais de 700 pessoas. Gratuito, prepara estudantes do terceiro ano e egressos do Ensino Médio para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ao Folha do Sul, Schardosim afirma que é o primeiro ano que o cursinho não foi realizado. No requerimento, ele questiona o motivo da não realização do curso, se há previsão de abertura para novas turmas ainda em 2025 ou para anos seguintes, qual seria a secretaria ou órgão responsável pela coordenação do programa e se há recursos previstos no orçamento para execução.
O edil lamentou o curso não ter sido adotado como política pública no governo atual, ao citar que diversos bageenses conquistaram bolsa integral de estudo tanto nas universidades da cidade quanto na região. Schardosim disse acreditar que os estudantes que poderiam aproveitar o curso foram prejudicados, mas que mesmo assim é possível fazer um intensivo de 30 ou 60 dias – mesmo ele achando que não há um suporte adequado para eles fazerem a prova.
“Eu acho que está prejudicado já esse ano, acho que não há tempo hábil de divulgação, não há tempo hábil de preparação para esses alunos, enfim. O suficiente para que eles possam ter um suporte adequado, um êxito, passar. Conquistar a sua bolsa ou a sua vaga”, afirma.
Apesar disso, Schardosim defende que o programa esteja no rol de políticas públicas do município. “Ele precisa tomar esse caminho natural, o caminho de política pública e não o caminho de política, de partido ou de mandato de vereador”, diz.
Sobre o tema, a Comunicação da Prefeitura não retornou até o fechamento desta edição.
Deixe seu comentário