Inclusão
Câmara tem noite de homenagens a pessoas com deficiência

Anderson Coka - Evento reforçou a importância da união entre representantes públicos e sociedade civil na construção de uma Bagé mais inclusiva e acessível
Pela primeira vez, a Câmara de Vereadores de Bagé realizou uma homenagem a pessoas com deficiência. A cerimonia ocorreu na noite de segunda-feira, dia 25. A iniciativa foi proposta pela vereadora Ana Paula Moreira (PT). Dos 17 vereadores, 14 participaram da cerimônia acompanhados de seus homenageados.
Durante a cerimônia, foi entregue pela primeira vez a Comenda Airton Leão, em homenagem ao ex-vereador e símbolo da luta pela inclusão. Airton Leão foi eleito vereador por dois mandatos consecutivos (1993/1996 e 1997/2000), exerceu a presidência da Casa Legislativa e atuou como relator em diferentes comissões parlamentares, como Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento.
Atualmente, Leão é servidor de carreira do Tribunal Superior Eleitoral na capital gaúcha. A comenda simboliza seu legado de coragem, representatividade e contribuição para a inclusão social.
A vereadora Ana Paula Moreira, que também foi homenageada pelo vereador Rafael Fuca (Progressistas), em reconhecimento ao seu trabalho pela inclusão, reflete que seu papel é garantir que as leis não fiquem apenas escritas, mas sejam executadas de forma concreta.
“Existem leis, a Lei Brasileira de Inclusão, a Lei da Acessibilidade, a Lei de Libras, e tudo no papel parece lindo. Mas papel não sobe escada, não atravessa rua sem calçada, não garante comunicação acessível. A lei só vale se for aplicada. E eu estou aqui para garantir que saia do papel: para fiscalizar, cobrar, propor e dar visibilidade. Mas também estou aqui para dizer que a inclusão é possível e urgente”, disse.
Deixe seu comentário