Saúde
Projeto sugere atendimento infantil 24h anexo à UPA
O vereador Nego Zeca (Republicanos) protocolou um Antrepojeto de Lei, de número 37/2025, que autoriza o Poder Executivo Municipal a criar e implantar um espaço específico e devidamente identificado com o nome “Upinha 24hs” em anexo à UPA 24h.
A Upinha deve atender de forma exclusiva urgências e emergências pediátricas. Os fluxos de atendimento ainda deverão ser separados, tendo uma equipe médica especializada em pediatria disponível 24h.
Sua finalidade é otimizar o fluxo de atendimento, reduzir o tempo de espera, garantir um ambiente adequado e humanizado para o público infantil e fortalecer a rede de saúde local.
“A adaptação da UPA existente para incluir a "Upinha 24hs" é uma medida que atende diretamente a uma demanda social, ao mesmo tempo em que otimiza a infraestrutura já consolidada”, diz a justificativa.
O texto também afirma que, ao separar os fluxos de atendimento de adultos e crianças, a Upinha proporciona um ambiente mais seguro, tranquilo e humanizado, diminuindo o contato com doenças infecciosas e traumas psicológicos. Já a presença de pediatras 24 horas por dia assegura que a população infantil tenha acesso a um cuidado especializado a qualquer momento.
“A medida também contribuirá para desafogar o atendimento nos hospitais, direcionando os casos de menor complexidade para a UPA, o que trará benefícios para toda a rede de saúde da cidade”, finaliza.
Deixe seu comentário