Destaque
Ana Paula firma parceria para ações por inclusão e proteção das mulheres

Maíra Zago - Instituição oferecerá aulas de Libras no curso de Psicologia
Durante reunião no Hospital Universitário, que ocorreu nessa terça-feira, dia 22, a vereadora Ana Paula tratou de parceria que fortalecem a inclusão e os direitos das mulheres em Bagé. Ela esteve reunida com o reitor do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Guilherme Bragança.
Considerado como um dos principais pontos, foi aprovado a proposta de Ana Paula para ofertar aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) aos estudantes dos semestres finais do curso de Psicologia. Para ela, a medida busca enfrentar a escassez de profissionais capacitados para atender pessoas surdas na área da saúde mental na cidade.
“Hoje, pessoas surdas só conseguem atendimento psicológico de forma particular e a distância. A inclusão da Libras na formação dos futuros psicólogos é um passo fundamental para garantir o direito ao cuidado de forma acessível e humana”, destacou a vereadora.
O apoio da universidade ao projeto Bancos Vermelhos, de autoria da parlamentar, também foi discutido. A ação, que já está presente em mais de 10 países, visa a sensibilização acerca da violência contra a mulher. O centro universitário se comprometeu a pintar um banco vermelho em sua área de convivência, com possibilidade de expansão para o ginásio do Corujão e o teatro do CENARTE.
Também foi anunciada a criação de uma ala específica para acolhimento de mulher vítimas de violência na Urcamp. O espaço conta com atendimento jurídico e, com recursos destinados pelo deputado federal Bohn Gass (PT), passará a oferecer suporte psicológico especializado. A universidade também confirmou que sediará a 5ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres
A vereadora comemorou os avanços e o engajamento nas pautas que envolvem inclusão e proteção das mulheres.
“É uma alegria poder contar com uma instituição comprometida com o acolhimento e os direitos humanos. Seguimos firmes nessa caminhada por uma cidade mais justa, acessível e segura para todas”, concluiu.
Deixe seu comentário