BAGÉ WEATHER

Desentendimento

MDB/RS destitui diretório local do partido

Ascom/ALRS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Decisão veio da executiva estadual do partido, presidida pelo deputado vilmar zanchin

A executiva estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), presidida pelo deputado estadual Vilmar Zanchin, se reuniu na noite de quarta-feira, 31/7, e decidiu por unanimidade realizar uma intervenção no Diretório Municipal de Bagé. Foi aprovada a destituição do atual diretório e a nomeação de uma comissão provisória, que deverá gerir o partido pelos próximos 120 dias. Essa comissão será presidida pelo advogado Eduardo Deibler. 

De acordo com o assessor jurídico do MDB em Porto Alegre, advogado Milton Cava, a decisão foi tomada considerando alguns desentendimentos entre a executiva local e a estadual, por conta da não concordância em “tratativas gerais” feitas pelo partido. 

Um dos fatos citados por Cava é uma aliança do MDB com o Partido Liberal (PL), que inclui algumas cidades consideradas estratégicas pelo partido – como Rio Grande, Porto Alegre e também Bagé. Nessa aliança, o MDB se comprometeu em indicar um nome para compor a chapa majoritária encabeçada pelo PL em Bagé, como candidato a vice-prefeito. Já o PL indicaria um nome para compor as chapas majoritárias encabeçadas pelo MDB em Porto Alegre e Rio Grande. 

No entanto, no âmbito municipal o partido se aproximou bastante do Partido dos Trabalhadores (PT) e deveria confirmar em convenção seu apoio a candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi à prefeitura. 

Outro ponto de divergência citado pelo advogado diz respeito ao convite a uma então secretária municipal, para que se filiasse ao MDB, com a garantia de que teria seu nome colocado à disposição para a disputa pela vereança. “Houve esse convite e essa promessa, e depois, quando o presidente local fechou aliança com outro partido, lhe tirou essa possibilidade, o que entendemos que não é ético”, diz o advogado. 

Conforme ele, nos próximos dias, será formada a comissão provisória que irá conduzir o partido, inclusive durante o pleito de outubro, e dar seguimento às tratativas visando as eleições, agora sob o comando de Eduardo Deibler. 

O Folha do Sul tentou contato com o presidente do MDB em Bagé, Domingos Braga, mas recebeu retorno até o fechamento desta edição. No entanto, está à disposição para ouvi-lo. 

PSDB 

Nesta quinta-feira, 1/8, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) anunciou que defende o nome da empresária e presidente do PSDB Mulher de Bagé, Cris Gonçalves, como pré-candidata a vice-prefeita, na chapa do PL, que traz Roberta Mércio como cabeça. 

De acordo com o partido, a defesa do nome da empresária se deu “por se tratar de uma empresária e comunicadora, que pode agregar a chapa outros públicos, assim como por ser mulher, formando a primeira chapa feminina da história de Bagé, além de, representar o elo de ligação da prefeitura, em um possível mandato, junto ao governo do Estado”. 

O Folha do Sul também tentou contato com o presidente local da sigla, Rinaldo ‘Badico’ Lopes, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição 

O que diz o PL 

Questionado pela reportagem do Folha do Sul, o presidente do PL em Bagé, Marcelo Nalério, disse que o partido não concorrerá com chapa pura e que o candidato ou candidata a vice será de um dos partidos da base. No entanto, ele diz que as tratativas ainda estão em andamento e que nenhuma decisão foi tomada nesse sentido. 

 


União Brasil confirma apoio à Roberta Mércio Anterior

União Brasil confirma apoio à Roberta Mércio

Produtores bloqueiam BR-293 em Hulha Negra Próximo

Produtores bloqueiam BR-293 em Hulha Negra

Deixe seu comentário