BAGÉ WEATHER

Urologia

Bagé recebe novo ambulatório com investimento do SUS Gaúcho

Niela Bittencourt - Bagé terá atendimento em urologia no Hospital Universitário

O governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, anunciaram nessa quarta-feira, 29, a criação de 62 novos ambulatórios em hospitais do Rio Grande do Sul, com investimento de R$ 56,1 milhões pelo Programa Estadual de Incentivos Hospitalares (Assistir). Em síntese, a medida amplia o número de primeiras consultas e atendimentos especializados, incluindo cirurgias gerais, beneficiando diretamente a população.

Com a ampliação, o programa Assistir passa a contar com 508 ambulatórios que recebem incentivos do Estado, um aumento de mais de 400% desde o início do programa em 2021, quando apenas 101 unidades eram contempladas. Segundo Leite, os investimentos vão permitir cerca de 11 mil consultas e três mil cirurgias adicionais por mês.

O governador destacou que os recursos se inserem no SUS Gaúcho, que receberá R$ 1 bilhão a mais do que o previsto no orçamento estadual até o final de 2026, garantindo sustentabilidade fiscal e expansão dos serviços de saúde. Ele reforçou que a ação é fruto de ajustes na gestão financeira e na articulação com hospitais e gestores locais.

Entre os hospitais beneficiados, Bagé terá atendimento em urologia na "Casa de Saúde Fat Fumba", ou seja, no Hospital Universitário, ampliando o acesso a consultas e procedimentos especializados na cidade. A iniciativa, segundo divulgou o Piratini, reforça a política de descentralização e de melhoria no atendimento hospitalar em municípios do interior.

A secretária Arita Bergmann destacou o impacto direto na vida das pessoas, com aumento significativo de consultas e cirurgias em diversas especialidades. Segundo ela, a meta é reduzir filas e ampliar o acesso à saúde em todo o Estado, incluindo cidades como Bagé, garantindo serviços de qualidade e mais próximos da população.

Mostra AstroArte convida comunidade a celebrar o “Céu do Pampa” Anterior

Mostra AstroArte convida comunidade a celebrar o “Céu do Pampa”

Justiça condena ex-prefeito por esquema de propina na saúde Próximo

Justiça condena ex-prefeito por esquema de propina na saúde

Deixe seu comentário