BAGÉ WEATHER

AGRICULTURA

Governo protocola na ALRS programa de recuperação de solos

Guilherme Granez/SDR imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Covatti, presidente da Emater-RS/Ascar, Luciano Schwerz e Norton Baum

O Projeto de Lei 109/2025, que tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa, propõe ações estruturantes para fortalecer a agricultura familiar, ampliar a resiliência climática e impulsionar o desenvolvimento rural sustentável. A proposta é liderada pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti e foi apresentada ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT). 

O projeto passa a trancar a pauta da Assembleia a partir de 6 de maio por conta do seu regime de urgência. A medida visa beneficiar diretamente 15 mil propriedades e alcançar mais de 150 mil unidades com práticas sustentáveis de produção, posicionando a agricultura familiar como eixo estratégico na reconstrução do Estado. 

O financiamento será realizado por meio do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (FUNRIGS), com aplicação monitorada para garantir impacto social, ambiental e produtivo. 

O programa está organizado em quatro eixos centrais: 

  • Eixo 1 – Transferência Direta de Recursos: 

Repasses de até R$ 30 mil por propriedade para a implementação de ações produtivas, sociais e ambientais, com acompanhamento técnico. 

  • Eixo 2 – Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER): 

Diagnósticos individualizados e orientação contínua com foco em práticas sustentáveis, como plantio direto, rotação de culturas e uso de adubação verde.  

  • Eixo 3 – Patrulhas Agrícolas Mecanizadas: 

Aquisição e doação de tratores e equipamentos a municípios e associações de produtores, priorizando ações de conservação do solo e recuperação produtiva. 

  • Eixo 4 – Governança e Parcerias Institucionais: 

Gestão integrada com participação de diversas secretarias, universidades, centros de pesquisa, entidades do terceiro setor e o sistema EMATER/ASCAR. 

Deputada leva à Comissão de Educação apelo dos professores da Urcamp Anterior

Deputada leva à Comissão de Educação apelo dos professores da Urcamp

Aprovadas alterações na cobrança do IPVA em caso de desastre natural Próximo

Aprovadas alterações na cobrança do IPVA em caso de desastre natural

Deixe seu comentário