Seminário
Corpo de Bombeiros fortalece rede de enfrentamento à violência

Divulgação Corpo de Bombeiros - Programa envolve repressão à violência de gênero
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou um seminário dedicado ao enfrentamento da violência de gênero. O evento contou com palestras e painéis que abordaram temas como “Violência de gênero e seus reflexos nas instituições de segurança pública”, “A responsabilidade institucional frente à violência de gênero”, “A representatividade feminina na liderança política” e “A importância da implementação da ouvidoria da mulher nas instituições públicas”.
Além dos debates entre os painelistas, a programação incluiu homenagens e a assinatura da Portaria nº 060, de 1º de outubro de 2025, que institui o Programa “Salvar e Acolher”. O programa integra ações voltadas ao atendimento e acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, tornando o CBMRS parte da rede estadual de enfrentamento à violência de gênero.
O “Salvar e Acolher” atua nas áreas de prevenção, atendimento e repressão à violência de gênero, com destaque para a implementação da Sala Lilás na Ouvidoria da Mulher do CBMRS. O espaço oferece acolhimento a Bombeiras Militares vítimas, bem como a esposas, companheiras ou familiares de Bombeiros que eventualmente sofram violência de gênero.
Deixe seu comentário