Reformulação
Copa do Brasil terá mudanças e pode favorecer clubes do interior

Rafael Ribeiro - Campeonatos irão durar praticamente o ano todo
A Copa do Brasil passará por uma reformulação significativa a partir de 2026, aumentando o número de participantes e mudando a data da final. O maior torneio eliminatório do país terá 126 clubes na próxima edição, chegando a 128 em 2027. O calendário será encerrado com a final em jogo único, marcada para o dia 6 de dezembro de 2026.
A decisão de ter um mês de intervalo entre as semifinais e a final visa dar tempo suficiente para que os torcedores possam se planejar e viajar, caso a cidade-sede da decisão exija deslocamento.
Novos critérios e mais vagas
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aumentou as vagas diretas dos campeonatos estaduais, que passarão de 80 para 102.
Os clubes da Série A terão vaga garantida e entrarão diretamente na quinta fase da competição, a última antes das oitavas de final. Outras quatro vagas de campeões nacionais (Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D) também iniciarão a disputa a partir da terceira fase do torneio.
Gaúchos de olho
A mudança vai beneficiar os clubes do interior. Até a quarta fase os jogos serão em partidas únicas. Somente a partir da quinta etapa é que a competição terá jogos de ida e volta até a semifinal.
Na prática, quanto mais clubes gaúchos na primeira divisão, mais vagas abrem pelo Gauchão. A Federação Gaúcha de Futebol terá direito a cinco vagas pelo Estadual.
Se Grêmio, Inter e Juventude confirmarem permanência na elite nacional, abre espaço para mais clubes do interior na primeira fase. Se o Caxias for campeão da Série C, mais uma possibilidade se abre: o Grená tem vaga pelo Estadual também. Assim, clubes como São Luiz, Guarany de Bagé e Monsoon ficam atentos aos gaúchos na Série A do Brasileiro. O Ypiranga tem vaga por ser campeão da Taça Farroupilha do Gauchão.
Deixe seu comentário