Instabilidade chega e deve persistir até metade da próxima semana
Região
Curso Rota da Lã chega a Caçapava do Sul e Dom Pedrito

Letícia de Cássia - Ciclo de oficinas será ministrado em Dom Pedrito no dia 2 de outubro
O curso gratuito Rota da Lã será realizado em Caçapava do Sul e Dom Pedrito a partir de terça-feira, 30 de setembro. Em Caçapava, as atividades ocorrerão na Feira Municipal de Artesanatos Produtos até 1º de outubro, enquanto em Dom Pedrito o curso será promovido no escritório municipal da Emater/RS-Ascar no dia 2 de outubro. As inscrições e a certificação são gratuitas e podem ser feitas pelos links disponíveis no Instagram @lasdors.
O ciclo de oficinas em Caçapava do Sul terá início com a oficina “Fauna e Flora do Natal da Pampa”, ministrada por Nida Duarte, voltada à confecção de peças natalinas inspiradas no bioma gaúcho. Na quarta-feira, os participantes terão acesso às oficinas “Turismo, território e Inovação”, com Carol Biberg, e “Feltragem: criação e técnica”, com Carmem Fernandes. À noite, a programação inclui “Patrimônio e Turismo da Lã”, voltada a comerciantes e gestores, ministrada por Letícia de Cássia e Eliane Pacheco.
Em Dom Pedrito, as atividades começam com “Turismo, território e Inovação” e, na parte da tarde, a oficina de feltragem molhada, conduzida por Carmem Fernandes e Sandra Rufino. Ambas as cidades receberão conteúdos voltados à valorização do artesanato local e à capacitação de artesãos e gestores para qualificar o atendimento e promover o patrimônio cultural ligado à lã.
As oficinas de feltragem ensinam técnicas básicas de entrelaçamento de fibras, tanto na forma seca quanto molhada, enquanto as atividades sobre turismo e patrimônio visam integrar os artesãos ao público apreciador e aos turistas, fortalecendo a Rota da Lã como um produto cultural e turístico da região.
O projeto é uma realização da Gestio e Pangea Cultural, em parceria com a APATUR, Ecoarte e Emater-RS/Ascar, com financiamento do Sistema Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal. A iniciativa também integra o Inventário dos Saberes e Fazeres da Lã do Rio Grande do Sul, buscando preservar e difundir o conhecimento artesanal da região.
Deixe seu comentário