BAGÉ WEATHER

Projeto

Revitalização da praça Doutor Albano será tema de audiência pública

Augustho Soares imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Reunião apresentou o esboço do projeto

Em reunião com representantes de empresas da cidade, o prefeito Luiz Fernando Mainardi discutiu sobre a revitalização da praça Doutor Albano (onde fica o antigo prédio do Simba) e arredores. O encontro foi realizado na manhã de terça-feira, 18, na AZ Galeria. 

O grupo formado pela idealizadora da iniciativa, Angela Zaffari, os arquitetos dos escritórios Borba Neto e RM, a engenheira Aliane da Croce e Renato Grillo - sociedade civil, apresentaram um esboço de um projeto de parceria público-privada que tem a intenção de transformar o local em um espaço mais atrativo.  

De acordo com o projeto, a previsão é de melhorias na iluminação e na infraestrutura, além da criação de áreas destinadas a atividades culturais e de lazer. 

Segundo Mainardi, o próximo passo para essa obra será uma audiência pública para que seja apresentado um projeto inicial e realizado um debate com a comunidade sobre o futuro da praça e do seu entorno. 

Situação é preocupante  

A reportagem do Folha do Sul ouviu pessoas que passam pela praça - o espaço é um dos principais acessos a pé à Zona Leste, inclusive ao estádio do Guarany. 

Para o motorista Henri Cunha, a praça está mal iluminada, o que impossibilita o acesso durante a noite. Segundo ele, orienta seus conhecidos que não estão habituados a passarem no local a evitarem a praça. “Tendo pouca iluminação e pouca árvore, é um local que atrai pessoas mal intencionadas. Eu recomendo para as pessoas que não conhecem, não passar aqui”, pontua. Apesar disso, ele menciona que, ultimamente, o local "está calmo". 

Já o motorista Oslei Cardoso Teixeira afirmou que vez ou outra ainda vê problemas ligados à criminalidade. Ele afirma que há dois anos assaltos eram recorrentes.  

O prédio que já foi sede do Sindicato dos Municipários de Bagé, o Simba, é alvo de vandalismo há muitos anos e, recentemente, houve até registro de fogo no local. Alguns relatos apontam que algumas pessoas pernoitam no local. 

Sobre essas situações, o jornal Folha do Sul entrou em contato com a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bagé. Porém, até o fechamento desta edição tais questionamentos não foram respondidos. 

Rua coberta 

Durante a reunião, também foi lembrado que já existe um projeto de construção de uma rua coberta na praça, que conta com R$ 800 mil provenientes de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Bibo Nunes, do PL.  

Assim, a intenção, conforme a divulgação, é incluir novas ações, como um destino para o prédio da esquina da praça, que se encontra em estado de abandono, como a própria Prefeitura admitiu. Esse imóvel além de ter sido utilizado como sede do Simba, já abrigou a Estação Rodoviária de Bagé.  

Vale mencionar que a reunião também contou com a presença da secretária de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, Julia Reschke, e da coordenadora da pasta, Maíra Gonçalves.

Seinfra recupera brinquedos em praças e instala bueiros no interior Anterior

Seinfra recupera brinquedos em praças e instala bueiros no interior

Campanha incentiva doação de sangue no sábado Próximo

Campanha incentiva doação de sangue no sábado

Deixe seu comentário