Emater adere a ferramenta para modernizar gestão de processos
Piloto
Emater adere a ferramenta para modernizar gestão de processos
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/998592/file/desktop/12.1.1.jpg?1738939408)
Daniele Machado/SPGG imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Formalização foi feita com a Secretaria de Planejamento nessa quinta-feira
A Emater/RS-Ascar é a primeira instituição do governo do Rio Grande do Sul a adotar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que moderniza a gestão de processos e documentos. A formalização da adesão ocorreu nessa quinta-feira (6), com a presença de Bruno Silveira, secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e de Luciano Schwerz, presidente da Emater/RS-Ascar. A implementação faz parte de um projeto de digitalização da administração pública estadual.
O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e está sendo adotado no estado por meio de uma parceria iniciada em 2024 entre o governo gaúcho, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o TRF4. A Emater/RS-Ascar foi escolhida como piloto para a implantação, servindo de base para a expansão do sistema em outros órgãos estaduais.
A implantação é coordenada pela SPGG, por meio da Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI), com apoio da Divisão de Soluções Digitais da STI, do Arquivo Público do Estado (Apers) e da Procergs. O objetivo é desburocratizar e dar mais agilidade e segurança ao fluxo de documentos administrativos, integrando processos entre diferentes setores do governo.
O presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, destacou a importância do sistema para a modernização da instituição, afirmando que ele permitirá maior controle, transparência e eficiência na gestão dos processos. Já o secretário-adjunto da SPGG, Bruno Silveira, reforçou que a iniciativa representa um avanço para toda a administração pública estadual.
Além da Emater/RS-Ascar, outros órgãos estaduais, como InvestRS, Cage e PGE-RS, serão os próximos a receber o SEI. O governo também planeja expandir o uso do sistema para os municípios, permitindo que administrações locais digitalizem e tornem seus processos mais eficientes.
Deixe seu comentário