BAGÉ WEATHER

Piloto

Emater adere a ferramenta para modernizar gestão de processos

Daniele Machado/SPGG imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Formalização foi feita com a Secretaria de Planejamento nessa quinta-feira

A Emater/RS-Ascar é a primeira instituição do governo do Rio Grande do Sul a adotar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que moderniza a gestão de processos e documentos. A formalização da adesão ocorreu nessa quinta-feira (6), com a presença de Bruno Silveira, secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e de Luciano Schwerz, presidente da Emater/RS-Ascar. A implementação faz parte de um projeto de digitalização da administração pública estadual.   

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e está sendo adotado no estado por meio de uma parceria iniciada em 2024 entre o governo gaúcho, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o TRF4. A Emater/RS-Ascar foi escolhida como piloto para a implantação, servindo de base para a expansão do sistema em outros órgãos estaduais.   

A implantação é coordenada pela SPGG, por meio da Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI), com apoio da Divisão de Soluções Digitais da STI, do Arquivo Público do Estado (Apers) e da Procergs. O objetivo é desburocratizar e dar mais agilidade e segurança ao fluxo de documentos administrativos, integrando processos entre diferentes setores do governo.   

O presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, destacou a importância do sistema para a modernização da instituição, afirmando que ele permitirá maior controle, transparência e eficiência na gestão dos processos. Já o secretário-adjunto da SPGG, Bruno Silveira, reforçou que a iniciativa representa um avanço para toda a administração pública estadual.   

Além da Emater/RS-Ascar, outros órgãos estaduais, como InvestRS, Cage e PGE-RS, serão os próximos a receber o SEI. O governo também planeja expandir o uso do sistema para os municípios, permitindo que administrações locais digitalizem e tornem seus processos mais eficientes.

Diretor do Iphae sugere criação de plano estratégico Anterior

Diretor do Iphae sugere criação de plano estratégico

Pesquisa aponta queda no endividamento do consumidor Próximo

Pesquisa aponta queda no endividamento do consumidor

Deixe seu comentário