Previsão
Frente fria pode provocar tempestades e rajadas de vento

Niela Bittencourt - Sexta-feira foi marcada por tempo aberto e altas temperaturas
O fim de semana no Rio Grande do Sul será marcado por instabilidade, com temporais, granizo e rajadas de vento. Neste sábado (11), uma área de baixa pressão favorece tempestades isoladas à tarde em várias regiões, incluindo Norte, Serra, Vales, Centro, Sul e Campanha, com ventos de até 90 km/h. À noite, os temporais se intensificam no Oeste e na Campanha, com possibilidade de granizo, chuvas fortes e ventos superiores a 100 km/h, e acumulados de cinco a 30 milímetros por dia.
A partir da madrugada de domingo (12), o avanço da frente fria amplia os temporais em grande parte do Estado, especialmente no Oeste, Missões, Noroeste, Norte e Centro. As rajadas de vento podem ultrapassar 100 km/h durante a madrugada nessas regiões, com chuvas de moderadas a fortes e acumulados de 20 a 70 milímetros por dia, podendo atingir até 90 milímetros por dia em pontos isolados. Nas demais regiões, os ventos podem chegar a 90 km/h.
Na segunda-feira (13), um ciclone extratropical na costa do Uruguai deve provocar rajadas de vento entre 50 e 80 km/h em grande parte do Estado, podendo chegar a 90 km/h no Litoral. Haverá pancadas de chuva moderada, eventualmente acompanhadas de descargas elétricas, com acumulados inferiores a 30 milímetros por dia em regiões como Norte, Nordeste, Serra, Vales, Sul e Litoral.
O aviso da Defesa Civil é válido para este sábado e domingo, com acumulados esperados entre 50 e 100 milímetros nas regiões das Missões, Centro, Noroeste e Norte. No restante do Estado, os volumes devem variar de 10 a 40 milímetros.
Deixe seu comentário