BAGÉ WEATHER

Consumo

Bagé inicia cobrança de água em prédios públicos

Gabriel Marques - Iniciativa busca reduzir desperdícios e adequar prédios públicos à regulamentação

A Prefeitura de Bagé, em parceria com o Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb), iniciou a instalação de hidrômetros em todos os prédios públicos municipais, incluindo escolas e sedes administrativas, para medir e controlar o consumo de água. A iniciativa visa incentivar o uso consciente do recurso e atender à regulamentação da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS), que determina o fim das isenções tarifárias.

Segundo o diretor-adjunto do Daeb, Charlston Brito, a medida permitirá identificar desperdícios e ajustar o consumo de forma eficiente. Apenas no Paço Municipal, foram consumidos 196 mil litros de água em sete dias, equivalente a 28 reservatórios de mil litros por dia. "O primeiro passo é medir esse consumo para sabermos, de forma precisa, quanto está sendo utilizado e identificar possíveis perdas. No prédio da Prefeitura, por exemplo, o hidrômetro foi instalado e detectou um consumo elevado. A Prefeitura já está verificando se há vazamentos e buscando medidas para reduzir o gasto e incentivar o uso consciente da água", explicou.

O prefeito Luiz Fernando Mainardi ressaltou que a iniciativa também tem caráter educativo, principalmente nas escolas. "Mais do que uma cobrança, essa medida é uma ação de educação ambiental. Principalmente nas escolas, onde as crianças aprendem sobre o valor da água, precisamos dar o exemplo e agir rápido diante de vazamentos ou desperdícios. Quando há custo envolvido, a ação é imediata", afirmou. Além disso, as unidades escolares receberão reforço no repasse da Prefeitura para cobrir as tarifas.

Município transforma estudo sobre privatização em plano público de saneamento Anterior

Município transforma estudo sobre privatização em plano público de saneamento

Bagé realiza primeiro leilão eletrônico de bens públicos Próximo

Bagé realiza primeiro leilão eletrônico de bens públicos

Deixe seu comentário