BAGÉ WEATHER

Estratégica

Cultura inicia parceria com a Província de Maldonado, no Uruguai

Vera Carneiro imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - "Queremos que os uruguaios conheçam nossas atividades culturais"

O secretário de Cultura de Bagé, Zeca Brito, está no Uruguai a convite do governo da Província de Maldonado para acompanhar as atividades do 27º Festival Internacional de Cine de Punta del Este. O curador do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, Roger Lerina, também participa do evento com a missão de selecionar longas-metragens para a competição em Bagé. Zeca Brito falou ao Folha do Sul com exclusividade sobre a parceria entre o município e a província uruguaia.    

Questionado sobre qual a intenção da secretaria com a aproximação com o Uruguai, Zeca Brito disse que o prefeito Luiz Fernando Mainardi tem um histórico de atenção à pauta do Mercosul. "Foi uma prioridade dele como parlamentar e como prefeito em suas primeiras gestões. Bagé tem potencial para ser protagonista quando se fala em internacionalização. Temos um posicionamento geográfico privilegiado e uma pujante produção cultural", contextualizou.   

"A cultura é o principal elemento de intercâmbio entre nações, e Bagé tem a matriz cultural do gaúcho, a presença da musicalidade afro, além de uma vasta produção no campo das artes visuais, da música erudita, da literatura e das artes cênicas. Temos uma ampla produção simbólica e estamos prontos para exportar nossos artistas. Por outro lado, queremos atrair público e turismo para nosso território por meio de um calendário de eventos anuais", detalhou.    

O que significa 

Segundo o titular da pasta, as províncias uruguaias, juntamente com Rivera e Cerro Largo, recebem anualmente centenas de bageenses no período do verão, e a ideia é fortalecer essa rota de integração pela cultura. "Queremos receber os artistas e turistas uruguaios em nossos eventos. Aceitamos o convite para conhecermos as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas na área do audiovisual e para colocar em prática ações de intercâmbio cultural", elucidou o secretário.    

As ações 

"A província de Maldonado reúne diversos municípios, e estamos recebendo a oportunidade de estabelecer uma rota cultural, começando pela integração de nossos festivais de cinema. A primeira ação prática está acontecendo esta semana com esta visita de cooperação bilateral. Em abril, receberemos em Bagé os representantes do Festival Internacional de Punta del Este, organizado pela província de Maldonado", explicou.   

"Essa cooperação possibilitará que filmes inéditos em nosso país tenham como primeira janela de exibição a cidade de Bagé. Nosso curador, Roger Lerina, está aqui buscando filmes que dialoguem com a nossa realidade fronteiriça. O cidadão bageense vai assistir antes dos demais territórios brasileiros e poderá premiar e consagrar artistas que buscam visibilidade em nosso país", acrescentou Brito.    

Como surgiu 

Zeca Brito afirmou que a parceria surgiu a partir de um convite da Diretoria de Cultura de Maldonado, por meio da diretora de programação do festival, Daniela Cardarello, para acompanhar o evento produzido pela província, que hoje é o maior festival competitivo do Uruguai para filmes ibero-americanos. "Acreditamos que esse corredor cultural pode ter resultados práticos para os dois países, mas principalmente para nossa região de fronteira. Começamos pelo alinhamento dos dois festivais, que, em cooperação, estarão se posicionando como um bloco regional, buscando a atenção e investimentos do poder público e da indústria audiovisual da América Latina", disse.    

Expectativa 

Mas quais serão as próximas ações? "Já estamos realizando ações práticas com a Intendência de Cerro Largo. Em abril, teremos iniciativas com as universidades uruguaias que estão em Rivera, como a Udelar e a UTEC. No último sábado, recebemos em Bagé a Corte do Carnaval de Melo e, durante o nosso Fórum de Governança Cultural, tivemos a presença de dirigentes do poder público da Intendência de Melo", enumerou o secretário.   

"No dia 8 de março, devemos estar presentes no Carnaval de Melo com alguns de nossos artistas, mas também queremos convidar a população de Bagé. Queremos aproveitar nosso posicionamento estratégico e incentivar que os uruguaios conheçam nossos eventos e atividades culturais, assim como permitir que a população de Bagé também usufrua da oferta cultural gerada por nossos irmãos uruguaios", concluiu Brito.  

Abertas inscrições para 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas Anterior

Abertas inscrições para 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas

Governo apresenta plano para a próxima década na Educação Próximo

Governo apresenta plano para a próxima década na Educação

Deixe seu comentário