BAGÉ WEATHER

LGBTQIAPN+

Conferência apresenta mais de 100 propostas para inclusão e direitos

Andressa Prates - Mapeamento da população LGBTQIAPN+ em Bagé foi uma das ideias apresentadas

A Prefeitura de Bagé e representantes da sociedade civil promoveram, no sábado (28), a Primeira Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+. O encontro aconteceu na Casa de Cultura Pedro Wayne e reuniu mais de 80 participantes. A etapa municipal integra o calendário da mobilização nacional que antecede a 4ª Conferência Nacional LGBTQIAPN+, convocada pelo governo federal.  

Durante o evento, a secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Patrícia Alves, destacou o compromisso de Bagé em ouvir e incluir a comunidade LGBTQIAPN+ na construção de políticas públicas. A programação da conferência foi estruturada em quatro eixos temáticos: Enfrentamento à Violência; Trabalho Digno e Geração de Renda; Interseccionalidade e Internacionalização; e Institucionalização da Política Nacional dos Direitos LGBTQIAPN+.  

Mais de 100 propostas foram apresentadas, entre elas a criação de espaços de acolhimento, o cumprimento da obrigatoriedade de intérpretes de Libras nos serviços públicos e a capacitação de servidores para atendimento especializado. Também foram discutidas ações para garantir a permanência de pessoas LGBTQIAPN+ no Ensino Superior e iniciativas de empregabilidade, especialmente para a população trans.  

Outras sugestões destacadas incluem o mapeamento da população LGBTQIAPN+ em Bagé, políticas específicas para pessoas em situação de rua, implementação de cotas em concursos e processos seletivos e a criação de centros de referência para assistência social, formação profissional e inserção no mercado de trabalho.  

Ao final da conferência, foram escolhidos os 27 delegados que representarão Bagé na etapa estadual, marcada para os dias 1º a 3 de agosto, em Porto Alegre. A conferência nacional ocorre entre 21 e 25 de outubro, em Brasília. O evento em Bagé foi organizado por secretarias municipais e entidades da sociedade civil ligadas à pauta da diversidade e dos direitos humanos. 

Julho começa gelado na Campanha Anterior

Julho começa gelado na Campanha

Campanha de doação de sangue alcança 100% das fichas Próximo

Campanha de doação de sangue alcança 100% das fichas

Deixe seu comentário