COMÉRCIO
Carnaval impacta venda de fantasias, acessórios e tecidos

Priscila Petrecheli imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Busca por adereços cresceu com bailes e eventos
O carnaval deste ano começa oficialmente mais tarde, mas, em Bagé, a programação iniciou bem cedo, na primeira semana de fevereiro, e isso movimentou o comércio local. Com novidades anunciadas no mês passado, a folia em Bagé teve início com o Baile das Marchinhas, em Santa Thereza, e agora contará com desfiles na avenida Sete de Setembro. Até o ano passado, a procura por fantasias se concentrava, em sua maioria, nas crianças e em eventos fechados.
A gerente de uma loja especializada em itens para festas, Cristiana Ferreira, de 44 anos, menciona que este ano está sendo melhor em relação as vendas. “Bem melhor porque teve o carnaval em Santa Tereza. E isso aí atraiu mais as vendas do nosso comércio. Parece que o pessoal está entusiasmado, e teve festa nas escolinhas, nas escolas”, comenta. Segundo ela, as fantasias ainda são mais procuradas para crianças, enquanto os adultos investem principalmente em acessórios.
Já a proprietária de um estabelecimento especializado em fantasias e adereços, Adriana Camejo, de 54 anos, percebe um cenário diferente. Para ela, o fato de o carnaval ocorrer mais tarde neste ano, somado ao aumento no preço dos alimentos, impactou as vendas. Ela fala que no ano de 2024 as vendas foram melhores, e que não tem expectativa quanto ao aumento da demanda.
“Eu sempre acho que o carnaval em fevereiro tem mais debanda. Até porque os pais estão em férias, no caso. E essa época não chega a ser como o ano passado. No ano passado, o carnaval foi em fevereiro e em março já muda totalmente”, explica.
Em uma loja especializada em tecidos, a demanda cresceu mais de 10% em relação ao ano passado, segundo a costureira Kelly Moreira, de 49 anos. “Apesar de não ter o carnaval em blocos de desfile, com a função do carnaval de Santa Thereza, o Galo Caixeiro do Meia-Dia, que vai trazer bastante pessoal. E esse pessoal procura bastante. Quem vai ir para fora, vai para a praia, vai para outras cidades, também curte o carnaval e também procura bastante”, detalha.
Deixe seu comentário