BAGÉ WEATHER

Novidade

UPA terá sala exclusiva para mulheres vítimas de violência

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Espaço deve entrar em funcionamento ainda neste semestre

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a criação da Sala Lilás na Unidade de Pronto-Atendimento, a UPA 24 Horas. A decisão foi discutida em reunião com os coordenadores da unidade na quinta-feira (11) e objetiva oferecer um espaço exclusivo para o acolhimento de mulheres vítimas de violência.  

A Sala Lilás será um ambiente reservado, voltado ao atendimento sigiloso, sensível e humanizado. A proposta é evitar que as mulheres se sintam expostas ou desamparadas ao procurarem ajuda após situações de violência. A ideia é garantir cuidado por parte de profissionais capacitados para lidar com esse tipo de ocorrência.  

A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Patrícia Alves, destacou que a iniciativa representa um avanço importante na construção de uma rede de proteção mais eficaz e acolhedora. A previsão é que o espaço entre em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2025.  

A Sala Lilás faz parte de um projeto do governo federal, vinculado ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O objetivo é implantar espaços especializados em órgãos de atendimento, como unidades de saúde e delegacias. Isso para promover acolhimento sem revitimização. O nome simboliza a luta histórica pelos direitos das mulheres e o compromisso com uma abordagem mais humanizada. 

Saúde confirma mais um caso de dengue em Bagé Anterior

Saúde confirma mais um caso de dengue em Bagé

Bagé tem três casos confirmados de dengue Próximo

Bagé tem três casos confirmados de dengue

Deixe seu comentário