Novidade
UPA terá sala exclusiva para mulheres vítimas de violência

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Espaço deve entrar em funcionamento ainda neste semestre
A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a criação da Sala Lilás na Unidade de Pronto-Atendimento, a UPA 24 Horas. A decisão foi discutida em reunião com os coordenadores da unidade na quinta-feira (11) e objetiva oferecer um espaço exclusivo para o acolhimento de mulheres vítimas de violência.
A Sala Lilás será um ambiente reservado, voltado ao atendimento sigiloso, sensível e humanizado. A proposta é evitar que as mulheres se sintam expostas ou desamparadas ao procurarem ajuda após situações de violência. A ideia é garantir cuidado por parte de profissionais capacitados para lidar com esse tipo de ocorrência.
A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Patrícia Alves, destacou que a iniciativa representa um avanço importante na construção de uma rede de proteção mais eficaz e acolhedora. A previsão é que o espaço entre em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2025.
A Sala Lilás faz parte de um projeto do governo federal, vinculado ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O objetivo é implantar espaços especializados em órgãos de atendimento, como unidades de saúde e delegacias. Isso para promover acolhimento sem revitimização. O nome simboliza a luta histórica pelos direitos das mulheres e o compromisso com uma abordagem mais humanizada.
Deixe seu comentário