Alerta
Saúde confirma mais um caso de dengue em Bagé

Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Orientação é de que, diante de sintomas, bageense busque ajuda
A Vigilância em Saúde de Bagé confirmou mais um caso de dengue no município. Ao todo, foram 12 casos notificados, sendo quatro confirmados e seis descartados. As notificações são feitas quando pacientes procuram unidades de saúde com sintomas da doença e passam por coleta de sangue para análise no Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen).
Dos quatro casos confirmados, três são importados, ou seja, a contaminação ocorreu fora de Bagé. Apenas um caso é considerado autóctone, com transmissão dentro do próprio município. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Luana Silva, reforça que o acompanhamento segue sendo feito rigorosamente pelas equipes da secretaria.
Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti também continuam sendo realizadas, como a aplicação do fumacê e a vistoria de locais que possam servir de criadouros. Além disso, os agentes de endemias seguem visitando residências, e a orientação da Secretaria de Saúde é para que os moradores recebam os profissionais e colaborem com as inspeções.
Outra alerta é quanto aos sintomas da doença: a população deve ficar atenta aos principais, que incluem febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, nas articulações, enjoo e manchas vermelhas na pele. Nos casos graves, pode ocorrer dor intensa na barriga, tontura, sangramentos, vômitos frequentes e dificuldade para respirar. A recomendação é buscar atendimento médico diante de qualquer sinal da doença.
Deixe seu comentário