Região
Vereador propõe criação de comissão para tratar sobre desenvolvimento sustentável

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Iniciativa está alinhada ao Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do Estado
O vereador Lucas Mello (PT) protocolou nesta quinta-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Bagé um requerimento solicitando a criação de uma Comissão Especial para tratar do desenvolvimento sustentável da Região da Campanha. Seu objetivo é debater estratégias para uma reconstrução do Rio Grande do Sul com base em uma economia mais sustentável ambientalmente e equilibrada social, territorial e economicamente.
A comissão, que deverá contar com a participação do poder legislativo, da comunidade bageense e da região, além de instituições públicas e organizações da sociedade civil do sul do Estado. Deve também focar em quatro eixos principais: transição energética na região, sustentabilidade na indústria comércio e serviços, sustentabilidade na agricultura e pecuária e desigualdades regionais e sociais.
Para o vereador, a metade sul do Estado tem um potencial para atrair investimentos e superar a desigualdade social e regional.
“Precisamos colocar as pessoas da região para debater os problemas que as afetam. O nosso estado e a nossa região sofrem todos os anos com a crise climática, e precisamos pensar no que fazer e em qual futuro queremos. Não podemos continuar ignorando esses problemas e precisamos definir que tipo de desenvolvimento queremos”, destacou Mello.
Finalidade
Os debates produzidos na comissão servirão como conteúdo para os seminários que serão realizados nas nove regiões funcionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
O município de Bagé será uma dessas sedes, e esses seminários servirão como uma prévia para a coleta de materiais para o Fórum Democrático "PACTO RS 2025 - O crescimento sustentável é agora".
Deixe seu comentário