Minerva Foods e sindicatos sinalizam acordo com reajuste salarial
Tristeza
Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai

Ronaldo Estevan - Mujica recebeu uma estátua no campus Bagé da Unipampa
Morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, o ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica. Nascido em 1935, Mujica teve uma longa trajetória política e militante, inclusive como resistência à ditadura uruguaia (1973–1985), período em que foi preso diversas vezes. Em janeiro de 2025, já debilitado pela idade e por um câncer no esôfago, anunciou que não se submeteria a tratamentos agressivos, afirmando: “Estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”.
Mujica governou o Uruguai de 2010 a 2015, com foco em políticas sociais, meio ambiente, segurança e educação. Durante seu mandato, aprovou medidas progressistas como a legalização do aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, além de reduzir significativamente o desemprego e a pobreza. Conhecido por seu estilo de vida austero, rejeitou ostentações do cargo e viveu de forma simples em sua chácara, sendo frequentemente elogiado por sua coerência entre discurso e prática.
Lideranças políticas locais manifestaram pesar diante da notícia. O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, do PT, afirmou: "Que o legado que o tornou um símbolo mundial da luta por uma sociedade mais justa e humana continue inspirando as próximas gerações". Até o fechamento desta edição, o presidente Lula, em viagem, não havia se manifestado (ele está na China). Vale mencionar que em 2017, Pepe recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Pampa (foi o primeiro a receber tal distinção); e, em 2022, foi inaugurada, no campus Bagé, uma estátua feita em bronze em sua homenagem.
Deixe seu comentário