BAGÉ WEATHER

Destaque

Famurs promove mobilização em defesa de agricultores endividados

Divulgação - Na quinta-feira (12), a Famurs se posicionou pela aprovação da PEC 66/2023

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promove, na próxima segunda-feira (16), às 13h30min, em Porto Alegre, uma mobilização suprapartidária para buscar soluções ao crescente endividamento rural. O encontro reunirá prefeitos, parlamentares e representantes de entidades do agronegócio e dos trabalhadores rurais na sede da federação. A iniciativa busca impedir o colapso da produção no campo, que ameaça a subsistência de milhares de famílias e a arrecadação dos municípios gaúchos.  

Foram convidados para o ato os 55 deputados estaduais, os 31 deputados federais e os três senadores do Rio Grande do Sul, além de membros do governo estadual e de entidades como a Farsul e a Fetag. A mobilização visa à construção de uma proposta unificada do setor agropecuário, que será apresentada em uma carta endereçada ao governo federal após o evento.  

A presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, reforça que os agricultores não pedem anistia, mas sim o alongamento das dívidas para garantir a continuidade da produção. Segundo ela, a crise no campo não afeta apenas os produtores, mas toda a estrutura econômica dos municípios, o que torna a pauta urgente e de interesse coletivo.  

Com forte apelo à união entre diferentes esferas políticas e sociais, a Famurs destacou que busca abrir um canal de diálogo efetivo com o governo federal. A federação espera que a mobilização resulte em medidas concretas para reverter a crise e assegurar condições dignas aos agricultores gaúchos, especialmente os mais impactados pelas sucessivas perdas climáticas. 

Alessandro Delabary assume coordenação do Centro Social Urbano Anterior

Alessandro Delabary assume coordenação do Centro Social Urbano

Hamm será relator de projeto sobre securitização de dívidas rurais Próximo

Hamm será relator de projeto sobre securitização de dívidas rurais

Deixe seu comentário