As Altas Temperaturas no Brasil e no RS: O Alerta das Mudanças Climáticas
Igualdade
Estado anuncia programas voltados ao público feminino

Luís André Pinto/Secom imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Apoio e Fomento à Mulher Empreendedora Chefe de Família é de autoria da deputada estadual Adriana Lara (PL)
O governador Eduardo Leite (PSDB) assinou dois decretos para incentivar programas de empreendedorismo feminino, nessa quinta-feira, dia 27, no Palácio Piratini. As assinaturas tratam do Programa Mulher Empreendedora Chefe de Família e do Avança Mulher Empreendedora.
O primeiro visa regulamentar a Lei nº 16.102/2024, que institui o Programa Estadual de Apoio e Fomento à Mulher Empreendedora Chefe de Família, a qual promove o empreendedorismo feminino. O programa será estruturado em três eixos: Identificação e acolhimento; Formação e capacitação; e Crédito e desenvolvimento.
Já o Avança Mulher Empreendedora tem como pilares a sensibilização, formação técnica, capacitação profissional e assessoramento de mulheres empreendedoras em situação de vulnerabilidade.
A identificação dessas mulheres será através dos diversos canais da Unidade Básica de Saúde ao Centro de Referência de Assistência Social, todos os espaços de governo terão um trabalho concentrado de identificar essas mulheres e as levar para programas de capacitação. Além disso, haverá vagas reservadas para as mulheres e também a oferta de crédito e acompanhamento no desenvolvimento delas.
Eduardo Leite falou que, do ponto de vista civilizatório, é importante estes programas, visto que as mulheres correspondem a mais da metade da população estadual. Para ele, o avanço econômico, do ponto de vista estratégico, deve ser para todos e as políticas públicas ajudam neste desenvolvimento.
“Se metade da população que é feminina não tiver o devido apoio para compensar os milhares de anos que, infelizmente, a sociedade colocou pressão sobre as mulheres, limitando a sua possibilidade e seus sonhos, então a gente tem que resgatar todo esse tempo”, disse o governador.
Deixe seu comentário