Apreciação
Audiência Pública detalha ações da Secretaria Municipal de Saúde

Priscila Petrecheli - Audiência pública contou com o plenário vazio
A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social realizou uma audiência pública nessa quarta-feira, dia 20. A presidência da audiência foi de Leopold Konzen (PT). Esteve presente o secretário da Saúde, Gilson Machado, além de representantes dos setores de planejamento e do fundo municipal.
No primeiro momento da sessão foram mostrados os indicadores e metas para o ano. O secretário Gilson Machado disse que há estudos para realização de concurso público para diversos cargos da área, além de a Secretaria estar trabalhando para haver um melhor controle de qualidade dos trabalhos, além de uniformizar e identificar os servidores.
Uma preocupação apontada por Machado para qualificar o serviço, citando veículos para apoio para atenção básica, filas e reformas dos postos de saúde. O secretário disse que será definida uma ordem prioritária para reforma.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Émerson Rodrigues da Silva, apontou que a Casa estava vazia, contando apenas com a presença da vereadora Regina Goulart (PL) e do vereador Cebola (PT), além de Konzen.
Silva também falou que é preciso uma força tarefa para aumentar os índices de vacinação no município e chamou atenção para a mortalidade infantil que ultrapassou os indicadores dos outros anos.
Acerca dos altos índices de mortalidade infantil, Gilson Machado disse que a implementação de políticas públicas não tem impacto a curto prazo e sim a médio prazo.
“Ainda nós estamos sob impacto de uma política implementada anteriormente e agora sim cabe a nós irmos fazendo as correções necessárias para diminuir a mortalidade infantil e é o que temos mais feito”, justificou.
Financeiro
Nesse primeiro quadrimestre, houve um investimento de recursos oriundos de impostos e taxas de 19,45% - o investimento previsto em lei seria de 15% - somando um investimento de mais de R$ 5 milhões.
Na última sessão extraordinária, na semana passada, foi aprovado um crédito adicionais de mais de R$ 6 milhões para a Saúde.
Deixe seu comentário