Operação
Criminalidade cai no Litoral do RS nos últimos sete anos

Alina Souza - Índice é resultado do combate à criminalidade
A segurança no Litoral do Rio Grande do Sul tem apresentado avanços consistentes, tornando a região mais segura para moradores e turistas. Nos últimos sete anos, os principais indicadores de criminalidade caíram de forma expressiva, segundo dados do Observatório Estadual da Segurança Pública.
Entre 2018 e 2024, os homicídios no Litoral gaúcho tiveram uma queda de 32%, passando de 304 para 206 casos. Os latrocínios (roubos seguidos de morte) reduziram ainda mais: 75%, caindo de 20 para apenas cinco registros no período.
Também houve queda significativa nos crimes contra o patrimônio. Os roubos de veículos diminuíram 75% (de 456 para 106 casos). As ocorrências em transporte coletivo caíram 95% (de 424 para 19), enquanto os crimes bancários recuaram 79% (de 19 para quatro). Roubos a estabelecimentos comerciais caíram 68% (de 1.452 para 456), e os casos de abigeato — furto de animais — reduziram 44% (de 866 para 480).
Para manter e ampliar esses resultados, o governo do Estado lançou, em setembro, a Operação Verão Total 2025/2026, válida de outubro a abril. A ação envolve diversos órgãos públicos estaduais e visa reforçar serviços e segurança nas áreas de maior fluxo turístico, como o Litoral, a Serra, a Fronteira e as regiões de lagoas e balneários.
Os bons resultados refletem também os investimentos feitos na área da segurança pública. No dia 18 de setembro, o governo estadual entregou 264 viaturas e equipamentos à Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias e Defesa Civil. O aporte, superior a R$ 87 milhões, vai beneficiar 68 municípios e fortalecer a atuação das coordenadorias regionais e departamentos da Defesa Civil.
Deixe seu comentário