BAGÉ WEATHER

Pronasci

Projeto para prevenir criminalidade é apresentado em Brasília

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) Juventude foi apresentado em Brasília a gestores municipais de todo o país. A iniciativa busca prevenir a criminalidade e as violências associadas ao mercado ilegal de drogas, especialmente entre adolescentes e jovens. O evento teve como foco o papel das prefeituras na implementação do programa e o diálogo com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad).   

Atualmente, o Pronasci Juventude está em funcionamento no Rio de Janeiro (RJ) e em Salvador (BA). Para 2025, o programa será expandido para Recife (PE), Cabo de Santo Agostinho (PE), Manaus (AM) e outras cidades do Amazonas, além de cinco regiões administrativas do Distrito Federal. Com essa ampliação, a meta é atender quatro mil jovens em situação de vulnerabilidade.   

A secretária da Senad, Marta Machado, ressaltou que o programa trabalha com uma abordagem ampliada de prevenção. As ações incluem o fortalecimento de fatores de proteção, a mitigação de riscos e a oferta de cursos de qualificação profissional. Além disso, busca-se incentivar oportunidades de trabalho em setores econômicos lícitos, dentro do conceito de desenvolvimento alternativo sustentável.   

O Pronasci Juventude tem como principal estratégia auxiliar adolescentes e jovens na construção de projetos de vida. O objetivo é reduzir a vulnerabilidade das juventudes das comunidades mais afetadas pelo crime organizado, promovendo alternativas de sustento que não estejam ligadas ao tráfico de drogas e à violência.   

O público-alvo do programa tem entre 15 e 24 anos e é selecionado com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica e racial. Além disso, os municípios considerados prioritários no Pronasci II, por concentrarem altos índices de mortes violentas intencionais, são os focos principais da iniciativa.

Anterior

Obituário

Homem é agredido com golpes de garrafa em Dom Pedrito Próximo

Homem é agredido com golpes de garrafa em Dom Pedrito

Deixe seu comentário