Profissional destaca aplicações de capim-annoni em nanotecnologia
Medicamentos

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Secretaria de Saúde informou que a maioria dos medicamentos de responsabilidade do município já está disponível para a população. Após um período de escassez, a nova gestão adquiriu os insumos e reabasteceu a farmácia central, a farmácia do PAM e as unidades de referência. A secretária de Saúde, Terezinha Ricaldone, explicou que o processo de reposição enfrentou desafios burocráticos e dificuldades com fornecedores devido a dívidas passadas, mas destacou que a situação foi regularizada.
Segundo a coordenação da farmácia central, além dos medicamentos, suplementos e fraldas também estão disponíveis. Ainda há falta de alguns remédios sob responsabilidade do Estado ou com atraso na produção pelos laboratórios, mas a expectativa é que parte deles esteja disponível até o fim de fevereiro. A farmácia central atende cerca de 700 pessoas por dia, entre demandas do Estado e da saúde mental.
Atenção
Na farmácia do PAM, medicamentos como Verapamil e Isossorbida, que estavam em alta demanda, já foram repostos. Na última segunda-feira (18), 302 pacientes retiraram remédios na unidade. A insulina, fundamental para pacientes diabéticos, segue com grande procura, mas enfrenta restrição global de fornecimento, podendo sofrer desabastecimento em farmácias populares. No Brasil, as insulinas humanas NPH e regular são distribuídas pelo Sistema Único de Saúde.
Deixe seu comentário