BAGÉ WEATHER

Demandas

Mainardi pede recursos e soluções para Comercial, Calçadão e Usina

CGT Eletrosul - Minuta da MP já foi encaminhada à Casa Civil

O prefeito Luiz Fernando Mainardi recebeu o deputado federal Paulo Pimenta (PT) em Bagé, na sexta-feira (16), para tratar de pautas prioritárias para o município. Acompanhado do vice-prefeito Beto Alagia, secretários e vereadores, Mainardi apresentou demandas que envolvem infraestrutura, educação e cultura. Pimenta se comprometeu a buscar apoio junto ao governo federal para viabilizar recursos e soluções.   

Entre os assuntos discutidos, destaque para a necessidade de revitalização do prédio do antigo Clube Comercial, adquirido pela Prefeitura em 2020. O espaço, que já sediou importantes eventos culturais, está degradado e precisa de reforma para voltar a ser utilizado. Durante a visita, foram debatidas estratégias para captação de recursos e definição do uso futuro do prédio, com foco na cultura e na valorização da memória local.  

Outro ponto abordado foi o impasse envolvendo o prédio inacabado do antigo Cine Hotel Consórcio, localizado no Calçadão de Bagé. Mainardi pediu o apoio de Pimenta para encontrar uma solução para o imóvel, que permanece sem uso desde a década de 1950. A proposta é transformar o local em um espaço funcional e atrativo, que valorize o centro da cidade e melhore a experiência dos moradores e visitantes.  

O encontro também trouxe avanços na pauta energética. Foi confirmada a tramitação da Medida Provisória para prorrogar o funcionamento da Usina de Candiota, tema considerado vital para a economia regional. Em videoconferência com o ministro Alexandre Silveira, foi informado que o texto já está pronto e deve ser encaminhado à Presidência em breve. Mainardi destacou a importância da medida para evitar a perda de empregos e defendeu uma transição energética responsável.  

Candiota III 

A minuta da Medida Provisória que prorroga o funcionamento da Usina de Candiota já foi encaminhada à Casa Civil da Presidência da República. A proposta, elaborada pelo Ministério de Minas e Energia, estende aos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná os mesmos critérios aplicados anteriormente a Santa Catarina. A medida é considerada essencial para garantir a continuidade das atividades da usina, que tem papel estratégico na geração de energia e na economia regional.  

Durante reunião com autoridades locais, parlamentares e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi informado que a medida está nos “últimos desdobramentos burocráticos”. O deputado federal Paulo Pimenta destacou que o tema vem sendo acompanhado de forma constante e que a união de lideranças políticas da região foi fundamental para esse avanço. Já Mainardi defendeu a criação de um grupo de trabalho para planejar uma transição energética justa. 

Tapa-buracos chega na Angélica Jardim e na Rua do Acampamento Anterior

Tapa-buracos chega na Angélica Jardim e na Rua do Acampamento

Confirmado foco de gripe aviária em granja no RS Próximo

Confirmado foco de gripe aviária em granja no RS

Deixe seu comentário