BAGÉ WEATHER

Previsão

Junho terá frio moderado e chuva irregular no Sul

LUCIANO LANES/PMPA -

O mês de junho marca o início do inverno climático no Hemisfério Sul, com características típicas como frio intenso, geadas e até possibilidade de neve. Especialmente no Rio Grande do Sul, o mês costuma ser um dos mais frios e chuvosos do ano.  

Contudo, como destacou a MetSul Meteorologia, comparações entre séries históricas mostram que junho ficou um pouco mais quente nas últimas décadas, com aumento nas temperaturas mínimas e máximas em cidades como a capital Porto Alegre.  

Neutralidade 

O Oceano Pacífico, em junho de 2025, estará em condição de neutralidade, ou seja, sem El Niño ou La Niña. Essa configuração influencia a distribuição de chuvas e temperaturas no Brasil, favorecendo uma atuação mais variada dos sistemas meteorológicos como frentes frias e centros de baixa pressão, especialmente no Sul.  

Abaixo da média 

Apesar de historicamente chuvoso, junho deste ano tende a apresentar precipitações próximas ou abaixo da média na maioria do Rio Grande do Sul, exceto na Metade Norte, onde pode chover mais. Por outro lado, Paraná e Santa Catarina devem ter acumulados acima da média, com influência de sistemas vindos do Paraguai e do Nordeste da Argentina.  

Em relação às temperaturas, os modelos climáticos divergem. A MetSul prevê poucas incursões de ar frio muito intenso, com o mês tendo mais dias amenos ou quentes, principalmente na segunda quinzena. No Sul, os termômetros devem registrar marcas perto ou acima da média histórica, o que resultará em menos noites geladas e tardes mais agradáveis, apesar de o frio ainda predominar à noite.

Dom Pedrito isenta IPTU de famílias com TEA ou Down Anterior

Dom Pedrito isenta IPTU de famílias com TEA ou Down

Castramóvel retorna com 120 atendimentos gratuitos Próximo

Castramóvel retorna com 120 atendimentos gratuitos

Deixe seu comentário