NEGÓCIOS
Segunda edição do Pampa Summit ocorrerá em Bagé

Priscila Petrecheli imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Proposta do evento é trazer inovação para região
Com o objetivo de mostrar o potencial de inovação que o Pampa Gaúcho tem, o Pampa Summit chega na sua segunda edição, marcado para os dias 22 e 23 de maio. Itinerante, o evento busca descentralizar o debate sobre inovação, promover o desenvolvimento sustentável e valorizar as vocações regionais, como o turismo e o agronegócio.
Criado em 2024, o Pampa Summit surgiu a partir da participação de representantes do INOVA RS – Fronteira Oeste e Campanha no South Summit, realizado em Porto Alegre. A primeira edição do evento foi sediada em Caçapava do Sul. A premissa do projeto é de que a inovação deve ser acessível e enraizada localmente.
INOVAÇÃO
O evento integra ainda as ações do programa estadual INOVA RS, que tem como meta inserir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação até 2030, por meio de articulações regionais, apoio a startups, incentivo à pesquisa aplicada e estímulo ao empreendedorismo.
A edição bageense está sendo organizada pelo ECOBAH, ecossistema de inovação da cidade, criado em 2022. Ecossistemas de inovação consistem em redes colaborativas formadas por diversos agentes e recursos que atuam de maneira integrada com o propósito de fomentar o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento tecnológico em uma determinada região ou setor. Integram essa rede empresas, startups, instituições de ensino superior, centros de pesquisa, aceleradoras, investidores, órgãos governamentais e demais entidades estratégicas. O objetivo central é estabelecer um ambiente propício à criação de novos negócios, ao surgimento de tecnologias e à geração de empregos qualificados.
PROPOSTA
Neste ano, as prefeituras de Candiota, Aceguá, Hulha Negra e Bagé irão participar. O evento irá acontecer no Ginásio da Escola Silveira Martins. A proposta é que as prefeituras já mencionadas compartilhem as experiências locais e apresentem os projetos de inovação que vêm sendo desenvolvidos na região. Além disso, haverá estandes disponíveis durante o evento, abrindo espaço para que marcas interessadas possam expor seus trabalhos.
ESTADO
Segundo Érico Amaral, professor do curso de Engenharia de Computação da Unipampa e gestor do ECOBAH, foi realizada uma reunião na manhã dessa terça-feira, dia 22, com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado e o representante da pasta foi enfático ao afirmar o compromisso do governo estadual com a participação no Pampa Summit.
De acordo com a secretaria, o objetivo é reconhecer as potencialidades da região e identificar quais novos programas poderão ser direcionados para o território. A proposta é que o evento funcione como uma oportunidade para que os municípios anfitriões apresentem suas demandas, iniciativas e vocações locais, colaborando assim para a construção de políticas públicas mais alinhadas às realidades do Pampa Gaúcho.
Deixe seu comentário