BAGÉ WEATHER

Gripe aviária

Carne de frango e ovos são seguros para consumo, enfatiza governo

Freepik - Informativo busca esclarecer dúvidas da população

A Secretaria da Agricultura e o Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal lançaram um conjunto de esclarecimentos para combater a desinformação sobre a gripe aviária. A iniciativa visa tranquilizar a população, evitar pânico e preservar a confiança nas medidas sanitárias adotadas. Entre os principais pontos esclarecidos, está que não há risco de contaminação da gripe aviária por meio do consumo de carne de frango e ovos, desde que bem cozidos.   

Por outro lado, o informe lembra que a doença é contagiosa entre aves e pode, em casos raros, infectar humanos que tenham contato direto e prolongado com aves contaminadas, sem o uso de proteção adequada. O governo reforça que não há política de eliminação indiscriminada de aves; as ações sanitárias são pontuais e seguem protocolos rigorosos.  

O informativo ainda menciona que as aves silvestres migratórias podem transportar o vírus para granjas, o que torna essenciais as medidas de biosseguridade para proteger as propriedades avícolas.  

Em síntese, detalha que medidas rápidas e consideradas eficientes são adotadas assim que um foco da doença é identificado, como aconteceu em Montenegro, onde todas as propriedades no entorno foram vistoriadas em poucos dias.   

A Agricultura pontua que o Brasil possui um sistema de vigilância considerado um dos melhores do mundo, com profissionais capacitados e laboratórios especializados para monitorar e controlar a gripe aviária.  

Por fim, o governo reforça a importância de notificar imediatamente qualquer suspeita de gripe aviária em aves, que pode se manifestar por sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade súbita. As denúncias podem ser feitas por canais oficiais da Secretaria da Agricultura. 

Carne de frango e ovos são seguros para consumo, enfatiza governo Anterior

Carne de frango e ovos são seguros para consumo, enfatiza governo

Bagé zera fila de tomografia Próximo

Bagé zera fila de tomografia

Deixe seu comentário