Embrapa Pecuária Sul moderniza laboratórios e reforça pesquisas
Estratégica
Bagé integra programas para enfrentar aumento da mortalidade infantil

Lorena Robaina imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Um comitê será responsável por investigar os óbitos
A Prefeitura retomou e passou a integrar três programas voltados à primeira infância — “Primeira Infância Melhor (PIM)”, “Criança Feliz” e “Amigos do Bebê” — com o objetivo de reduzir os índices de mortalidade infantil, que vêm crescendo nos últimos anos. A primeira ação conjunta ocorreu nessa sexta-feira (4), e reuniu cerca de 50 profissionais da saúde e assistência social em um encontro de articulação.
Durante a atividade, participaram 28 visitadores que acompanham famílias com crianças pequenas. O programa municipal “Amigos do Bebê”, criado em 2003, foi apontado como um dos pilares da nova estratégia. Esse programa atende bebês com peso entre 1,650 quilos e 2,5 quilos. Já o ambulatório regional de prematuros atende casos mais graves, com suporte de equipe multiprofissional.
A coordenadora Cátia Godinho destacou que esta é a primeira ação conjunta voltada especificamente à redução da mortalidade infantil. O secretário de Assistência Social, Marlon Monteiro, frisou a importância de transformar essa articulação em política pública permanente para garantir um cuidado mais efetivo e abrangente às crianças da cidade.
A chefe de gabinete da Saúde, Valéria Rodrigues, anunciou a retomada do Comitê de Mortalidade Infantil, responsável por investigar os óbitos e propor medidas de prevenção. Segundo ela, 11 mortes infantis ocorreram nos últimos três meses, em sua maioria após a alta hospitalar, o que evidencia a importância do acompanhamento domiciliar e da atuação dos visitadores.
A secretária de Saúde, Terezinha Ricaldone, reforçou que a iniciativa abrangerá toda a linha de cuidado — do pré-natal ao primeiro ano de vida — e será permanente a partir de agora. O prefeito Luiz Fernando Mainardi relembrou que, em gestões anteriores, foi possível reduzir em 50% os índices de mortalidade infantil e reafirmou o compromisso de fortalecer ações de cuidado e valorização da vida desde a infância.
Deixe seu comentário