BAGÉ WEATHER

Agenda

Setembro Amarelo terá programação especial em Bagé

O mês de setembro marca a intensificação de ações voltadas à saúde mental em todo o país, com a campanha nacional Setembro Amarelo. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção ao suicídio e da valorização da vida. 

Em Bagé, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), preparou uma programação especial. De acordo com a coordenadora da RAPS, Herondina Cavalheiro, as atividades vão ocorrer tanto nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) quanto em espaços descentralizados.  

“Teremos ações diárias em sala de espera nos três CAPS; pintura do laço amarelo que identifica a campanha, na frente de cada unidade da RAPS e na calçada da Secretaria Municipal de Saúde”, explicou. 

Além das atividades permanentes ao longo do mês, no dia 8 de setembro está prevista uma palestra destinada a agentes comunitários de saúde, conduzida pelo psicólogo Juliano Morais Velleda.  

Já no dia 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, ocorrerá uma ação na Praça Silveira Martins (Coreto), com a presença de profissionais dos CAPS. Durante a atividade, a comunidade receberá orientações, folhetos informativos com sinais de alerta e dicas de como agir em situações que envolvam cuidados com saúde mental. 

Outra ação programada será no dia 25 de setembro, com uma roda de conversa para profissionais da rede, como enfermeiros e técnicos de enfermagem. O encontro acontecerá no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e terá a psicóloga Franciele Siqueira como convidada. 

Também haverá rodas de conversa voltadas à prevenção do suicídio e dependência química nos grupos de usuários e familiares atendidos pelo Caps AD. A proposta é ampliar o diálogo e oferecer suporte para enfrentar situações que afetam diretamente a saúde mental da população. 


Anterior

Setembro Amarelo terá programação especial em Bagé

Próximo

Doação de sangue bate meta de 100 cadastros

Deixe seu comentário