BAGÉ WEATHER

Câmara

Vice-prefeito apresenta situação da frota municipal

Andressa Prates - Prefeitura economizou mais de R$ 1 milhão em combustíveis

O vice-prefeito de Bagé, Beto Alagia (Podemos), apresentou durante sessão especial da Câmara de Vereadores, nessa segunda-feira, dia 18, o programa de renovação da frota de veículos do município. Alagia apresentou os principais problemas encontrados na frota veicular da Prefeitura e as soluções que já foram tomadas, além de relatar os valores economizados em combustíveis. 

Alagia disse que ao assumir a gestão, em 1º de janeiro deste ano, encontrou uma frota em estado crítico e sucateada. Dos 270 veículos e maquinários cadastrados, 118 estavam inoperantes, sem condições de circulação.  

Entre os problemas encontrados estavam veículos com problemas mecânicos graves e falhas documentais, multas acumuladas por infrações diversas - desde estacionamento irregular até recusa ao teste do bafômetro e processos administrativos pendentes devido a veículos largados em oficinas sem a devida licitação para pagamento dos serviços. 

Munido de fotografias e vídeo, registrados em janeiro quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, Alagia afirmou que a situação era ainda mais alarmante em setores essenciais. Na Secretaria de Saúde, o vice-prefeito relatou que, de 34 veículos para transporte de pacientes, apenas oito podiam ser utilizados para viagens, comprometendo o atendimento à população.  

"No transporte escolar, a falta de manutenção era tão severa que veículos rodavam mais de 60 mil quilômetros sem troca de óleo, resultando na indisponibilidade total da frota em fevereiro e na paralisação do serviço",  

Foi necessária uma força-tarefa em oficinas externas e internas para que o retorno das aulas escolares fosse garantido com 80 % dos veículos funcionando. 

Soluções 

Para reverter esse quadro, a nova gestão fez um levantamento geral de toda a frota para entender a real situação de cada veículo. Segundo o vice-prefeito, foram criadas normativas para os processos de manutenção e a centralização das informações da frota, com a criação de conexões entre as Secretarias para um controle mais eficiente.  

A parte administrativa do setor foi reformulada para ser mais ágil e foi iniciada a centralização de todos os processos licitatórios. Atualmente, a Prefeitura está finalizando o processo de locação de 10 veículos que atenderão todas as Secretarias. 

Também já foi concluída a aquisição de 14 veículos novos que serão entregues brevemente: oito serão destinados à Secretaria de Saúde (dois foram entregues na última sexta-feira, dia 15) e seis para a Secretaria de Infraestrutura.  

Alagia também apresentou aos vereadores o balanço da economia de combustível. Em sete meses da atual gestão, foram economizados 162 mil litros de combustíveis, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

"A economia foi de R$1.099.150,92, obtida com controle e gestão junto às Secretarias, realizando o mesmo serviço para manter a estrutura da Prefeitura funcionando normalmente" concluiu. 

Lula defende ampliação do comércio entre Brasil e Equador Anterior

Lula defende ampliação do comércio entre Brasil e Equador

Próximo

Hugo Motta envia 20 representações ao Conselho de Ética

Deixe seu comentário