BAGÉ WEATHER

Internacional

Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Joédson Alves -

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nessa quarta-feira, dia 9, em que anuncia a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao país. A medida começa a valer a partir do dia 1º de agosto. 

A justificativa de Trump cita o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Trump também falou sobre ordens do STF contra apoiadores do ex-presidente que mantêm residência nos EUA. 

"A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!", escreveu Trump. 

Trump ainda abordou supostos “ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos". 

As tarifas sobre as exportações serão separadas de todas as tarifas setoriais existentes e as mercadorias transbordadas para tentar evitar o pagamento estarão sujeitos a tarifa mais alta. 

Histórico 

As medidas tomadas por Trump, bem como sua manifestação, vem na mesma semana que o presidente norte-americano e Lula trocaram críticas por conta da realização da cúpula do Brics, bloco que reúne as maiores economias emergentes do planeta, no Rio de Janeiro. Trump também ameaçou os países do grupo com imposição de tarifas comerciais. 

Outro ponto relevante é que Trump acusa o Brasil de praticar relação comercial injusta com os Estados Unidos. 

"Tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Brasil e concluímos que precisamos nos afastar da longa e muito injusta relação comercial gerada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil. Nosso relacionamento, infelizmente, tem estado longe de ser recíproco. Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual", escreveu Trump. 

Ambos os países têm um volume de comércio de cerca de US$ 80 bilhões por ano e, ao considerar as exportações menos importações (balança comercial), os Estados Unidos têm um superávit de US$ 200 milhões com o Brasil. 

Mais ameaças 

Ainda na carta, Trump ameaçou o Brasil em caso de retaliação caso aumente as tarifas, qualquer sendo o valor escolhido, será adicionado aos 50% que os EUA cobrarão.  

Trump ainda fala que, caso o Brasil abra seus mercados comerciais e elimine tarifas, políticas não tarifárias e barreiras comerciais, talvez haja ajuste na carta, podendo ser modificadas as tarifas para cima ou para baixo a depender do relacionamento.  

Trump ainda determinou a abertura de investigação sobre o que chamou de "ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas" no Brasil. 

Reação 

Lula afirmou ainda na quarta-feira que o “tarifaço” será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica por meio de suas redes sociais. Ainda acusou de ser falsa a alegação de Trump de que a taxação seria aplicada em razão do déficit na balança comercial. 

Segundo a lei, sancionada em abril, há critérios para suspensão de concessões comerciais, investimentos e obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem de forma negativa a competitividade internacional brasileira.  

Lula afirma ainda que o Brasil é um país soberano “com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”. 

Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros Anterior

Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Contas de Pinheiro Machado são aprovadas pelo TCE-RS Próximo

Contas de Pinheiro Machado são aprovadas pelo TCE-RS

Deixe seu comentário