BAGÉ WEATHER

Acesso

Proposta quer criar equipes multidisciplinares em unidades descentralizadas

Foi protocolado um projeto de lei, de autoria de Regina Goulart (PL), que descentraliza da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smasi) e estabelece a criação de equipes multidisciplinares nas unidades descentralizadas. O projeto é denominado “Cuidar de Perto”. 

Seu objetivo é a aproximação dos serviços de saúde à população, garantindo o acesso universal a políticas públicas de assistência social e fortalecendo a gestão participativa. Além disso, se busca promover o atendimento humanizado e adaptado às demandas locais. 

A descentralização seria implementada por meio de equipes multidisciplinares composta por psicólogos, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde. As unidades descentralizadas da Smasi deverão ser instaladas em regiões estratégicas do município que não tenham Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 

A justificativa fala que muitos bageenses enfrentam dificuldades de deslocamento até a sede central para acessar programas, benefícios e atendimentos.  

“Essa limitação territorial gera desigualdade no acesso às políticas públicas e compromete a efetividade da assistência social como direito constitucional”, diz. 

Se prevê que, com a iniciativa, possa se ter um atendimento mais ágil, personalizado e próximo da realidade local, valorizando as especificidades de cada comunidade. 

“Além de garantir maior acesso, fortalece a gestão participativa, possibilitando maior envolvimento dos conselhos municipais, lideranças comunitárias e entidades sociais na formulação e acompanhamento das políticas públicas”, finaliza. 


Anterior

Beatriz propõe política para atenção a pessoas em situação de acúmulo de animais

Paim envia emenda de R$ 100 mil para Hospital da Colônia Nova Próximo

Paim envia emenda de R$ 100 mil para Hospital da Colônia Nova

Deixe seu comentário