Saúde
Firmado convênio com UVERGS para garantir consultas médicas especializadas

Divulgação - Iniciativa busca oferecer alternativa acessível para quem está na fila do SUS aguardando atendimento com especialistas
A presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, Andrea Gallina (PP), firmou convênio com a União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS). Com a parceria, é permitido que cidadãos de Bagé, especialmente aqueles que aguardam na fila do SUS, possam ser encaminhados para consultas médicas especializadas em clínicas conveniadas em Porto Alegre, com valores acessíveis.
Para a edil, o objetivo é complementar a rede pública de saúde e oferecer alternativas, em especial para aqueles que estão há muito tempo na fila. Além disso, estão sendo buscadas alternativas para viabilizar o transporte dos pacientes até Porto Alegre.
“Essa iniciativa pode representar um alívio para muitas famílias que enfrentam meses, ou até anos, de espera por uma consulta especializada. É uma forma concreta de contribuir com a saúde da nossa comunidade”, destacou Andrea.
Como funciona
Para acessar o serviço, o cidadão deve procurar um vereador da Câmara Municipal, que fará o encaminhamento direto à UVERGS. Os atendimentos são realizados em Porto Alegre, em clínicas parceiras da entidade.
As consultas custam entre R$ 70,00 e R$ 100,00 cobrindo uma ampla gama de especialidades. Um dos focos prioritários é a neuropediatria, especialmente para crianças com suspeita ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), com possibilidade de emissão de laudos e encaminhamentos complementares.
Andrea afirma que o papel do Legislativo também é encontrar soluções práticas para os problemas da cidade.
“Não se trata de substituir o SUS, mas de oferecer alternativas legítimas para quem está sofrendo na espera. Enquanto muitos apontam o problema, nós estamos agindo para ajudar a resolver”, conclui.
Deixe seu comentário