BAGÉ WEATHER

Acessibilidade

Ana Paula articula por inclusão em agendas em Brasília

Divulgação - Edil também esteve no gabinete do senador Paulo Paim (PT/RS)

Durante o segundo dia de compromissos na capital federal, a vereadora Ana Paula Moreira (PT) cumpriu agenda voltada a ampliação de políticas públicas para pessoas com deficiência. Houve também o fortalecimento de parcerias e a captação de recursos para projetos em Bagé. 

Ana Paula entregou um pedido de emendas parlamentares ao deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS) com foco na viabilização do projeto Rota Inclusiva. O plano já conta com o apoio diferentes lideranças políticas, além de já estar mobilizando a comunidade acadêmica da URCAMP, responsável pelo desenvolvimento do pré-projeto. 

A edil também esteve reunida no gabinete do deputado Afonso Hamm (Progressistas/RS), onde apresentou dois projetos: o Esporte Acessível, proposta desenvolvida de forma coletiva entre os gabinetes da vereadora Ana Paula e do vereador Rafael Fuca (Progressistas), em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), além de iniciativas voltadas à acessibilidade nos espaços da URCAMP. 

A assessoria de comunicação de Ana Paula pontua que o encontro na Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) foi um dos destaques. Na ocasião, a vereadora foi recebida por Claudia Dutra e pela professora Martinha Clarete Dutra, referência nacional na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Durante o encontro, foram debatidos temas como o funcionamento do programa PDDE Equidade, o duplo Fundeb e a urgência da formação docente voltada à inclusão, além de que foram destacadas ações para a superação de barreiras físicas e atitudinais no ambiente escolar. 

Já a reunião no Ministério da Saúde com os assessores da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Flavio Brasil e Adalberto Fulgêncio, além da assessora técnica da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, Luane Carvalho Costa, teve como foco as políticas públicas voltadas à saúde da pessoa com deficiência, com ênfase na atenção básica, reabilitação e no fortalecimento da rede de cuidados. 

Também esteve em pauta a habilitação do Instituto Caminho da Luz para integrar a rede de programas de financiamento do Ministério da Saúde voltados às pessoas com deficiência. Após análise técnica, foi constatado que a instituição já está cadastrada e credenciada ao SUS, cumprindo todos os requisitos para se habilitar aos programas federais. 

Ana Paula também visitou o gabinete do senador Romário (PL-RJ), onde foram discutidas novas legislações em favor da inclusão e o andamento de um projeto de autoria do senador que prevê a obrigatoriedade de intérpretes de Libras nos Tribunais de Justiça.  

“Cada agenda em Brasília tem sido uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a inclusão, com a escuta atenta e com o fortalecimento de políticas públicas que mudem realidades. Saí de cada encontro com mais esperança, mais apoio e ainda mais responsabilidade. Estou feliz em ver que Bagé está no radar das grandes pautas e que temos parceiros comprometidos em construir uma cidade e um país mais acessível para todas as pessoas.”, destacou a vereadora. 


Governo se posiciona sobre proposta de desconto na tarifa de água Anterior

Governo se posiciona sobre proposta de desconto na tarifa de água

Lelinho propõe criação de Frente em Defesa do Curso de Medicina Próximo

Lelinho propõe criação de Frente em Defesa do Curso de Medicina

Deixe seu comentário