Bolo gigante e programação especial marcam os 214 anos de Bagé
Acessibilidade
Ana Paula articula por inclusão em agendas em Brasília

Divulgação - Edil também esteve no gabinete do senador Paulo Paim (PT/RS)
Durante o segundo dia de compromissos na capital federal, a vereadora Ana Paula Moreira (PT) cumpriu agenda voltada a ampliação de políticas públicas para pessoas com deficiência. Houve também o fortalecimento de parcerias e a captação de recursos para projetos em Bagé.
Ana Paula entregou um pedido de emendas parlamentares ao deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS) com foco na viabilização do projeto Rota Inclusiva. O plano já conta com o apoio diferentes lideranças políticas, além de já estar mobilizando a comunidade acadêmica da URCAMP, responsável pelo desenvolvimento do pré-projeto.
A edil também esteve reunida no gabinete do deputado Afonso Hamm (Progressistas/RS), onde apresentou dois projetos: o Esporte Acessível, proposta desenvolvida de forma coletiva entre os gabinetes da vereadora Ana Paula e do vereador Rafael Fuca (Progressistas), em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), além de iniciativas voltadas à acessibilidade nos espaços da URCAMP.
A assessoria de comunicação de Ana Paula pontua que o encontro na Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) foi um dos destaques. Na ocasião, a vereadora foi recebida por Claudia Dutra e pela professora Martinha Clarete Dutra, referência nacional na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Durante o encontro, foram debatidos temas como o funcionamento do programa PDDE Equidade, o duplo Fundeb e a urgência da formação docente voltada à inclusão, além de que foram destacadas ações para a superação de barreiras físicas e atitudinais no ambiente escolar.
Já a reunião no Ministério da Saúde com os assessores da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Flavio Brasil e Adalberto Fulgêncio, além da assessora técnica da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, Luane Carvalho Costa, teve como foco as políticas públicas voltadas à saúde da pessoa com deficiência, com ênfase na atenção básica, reabilitação e no fortalecimento da rede de cuidados.
Também esteve em pauta a habilitação do Instituto Caminho da Luz para integrar a rede de programas de financiamento do Ministério da Saúde voltados às pessoas com deficiência. Após análise técnica, foi constatado que a instituição já está cadastrada e credenciada ao SUS, cumprindo todos os requisitos para se habilitar aos programas federais.
Ana Paula também visitou o gabinete do senador Romário (PL-RJ), onde foram discutidas novas legislações em favor da inclusão e o andamento de um projeto de autoria do senador que prevê a obrigatoriedade de intérpretes de Libras nos Tribunais de Justiça.
“Cada agenda em Brasília tem sido uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a inclusão, com a escuta atenta e com o fortalecimento de políticas públicas que mudem realidades. Saí de cada encontro com mais esperança, mais apoio e ainda mais responsabilidade. Estou feliz em ver que Bagé está no radar das grandes pautas e que temos parceiros comprometidos em construir uma cidade e um país mais acessível para todas as pessoas.”, destacou a vereadora.
Deixe seu comentário