RECONHECIMENTO
Vereadora propõe criação de Comenda Airton Leão

Marcelo Duarte imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ana Paula quer reconhecer luta de PCDs bageenses
A vereadora Ana Paula Moreira (PT) protocolou nesta semana, na Câmara de Vereadores de Bagé, a proposta de criação da Comenda de Honra ao Mérito Airton Carvalho Leão. Se aprovada, a comenda será concedida anualmente pelos vereadores durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, em Sessão Solene, e cada parlamentar poderá indicar um homenageado.
A criação da comenda é uma homenagem destinada a reconhecer pessoas com deficiência e entidades que tenham atuação relevante na luta pela inclusão e acessibilidade. A iniciativa leva o nome do ex-vereador Airton Carvalho Leão, pessoa cega e primeiro parlamentar com deficiência eleito em Bagé. Ele se envolveu com a defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência.
Segundo a justificativa, Airton foi o primeiro alfabetizado em braile no município, frequentou o Instituto Caminho da Luz e realizou os estudos de ensino fundamental e médio em escola regular, no Colégio Espírito Santo. Foi eleito vereador por dois mandatos consecutivos: 1993/1996 e 1997/2000. Ele também exerceu a presidência da Casa Legislativa e a relatoria de diferentes Comissões Parlamentares, como a de Constituição e Justiça e a de Finanças e Orçamento.
Em Porto Alegre, a vereadora se encontrou com Leão, que hoje é servidor de carreira do Tribunal Superior Eleitoral na capital gaúcha, e oficializou a ele sua ideia. Para Ana Paula, a criação desta Comenda representa um avanço no reconhecimento da luta por inclusão e acessibilidade.
“Airton abriu caminhos fundamentais na luta das pessoas com deficiência em Bagé, então a Comenda é uma forma de manter vivo seu legado e, ao mesmo tempo, valorizar quem segue lutando por essa causa. Acredito que reconhecer essas trajetórias é também fortalecer a luta por uma cidade mais justa e acessível para todas e todos”, disse.
O projeto vai para tramitação na Câmara de Vereadores e, se aprovado, a primeira entrega da Comenda de Honra ao Mérito Airton Carvalho Leão poderá ocorrer ainda este ano.
Deixe seu comentário