BAGÉ WEATHER

Tempo

Semana terá ingresso de massa de ar polar

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Primeiras geadas podem ser registradas

A semana no Rio Grande do Sul será marcada pela passagem de duas frentes frias. A primeira, que atuou nessa segunda-feira, 31, trouxe chuvas fortes e volumosas, especialmente na Metade Norte e Grande Porto Alegre. Já nesta terça-feira, 1º de abril, o tempo melhora na Metade Sul e Oeste, com mínimas abaixo de 15°C. E as temperaturas bem abaixo do que vinha sendo registrado será uma constante nesta semana na Rainha da Fronteira. O prognóstico, inclusive, aponta 6°C de mínima para sábado.  

Já a segunda frente fria nesta semana avançará entre quarta e quinta-feira, e ocasionará chuva moderada a forte para a Metade Norte, além de uma onda de calor com máximas entre 27 e 29°C. Na quinta-feira, conforme a MetSul Meteorologia, haverá o ingresso de uma massa de ar polar que provocará queda significativa nas temperaturas. A sexta-feira será marcada por tempo seco e temperaturas com máximas abaixo de 20°C na Metade Sul, enquanto o ar frio se espalha por grande parte do Estado.  

No fim de semana, ainda de acordo com a MetSul, espera-se uma queda acentuada da temperatura, especialmente no sábado, quando a geada poderá se formar em pontos isolados da Serra, do Sul e Norte. O clima será mais ameno à medida que a massa de ar polar se consolidar, encerrando a semana com temperaturas baixas e condições mais estáveis.  

Abril 

Abril de 2025 começa com condições climáticas distintas de 2024, marcadas por estiagem em grande parte do Centro e Sul do Brasil, afetando especialmente o Rio Grande do Sul, onde mais de 250 municípios enfrentam prejuízos na agricultura e racionamento de água. O Oceano Pacífico Equatorial apresenta águas ligeiramente mais frias, consolidando um cenário de neutralidade climática após a transição do El Niño.   

O mês traz características típicas do outono, como a diminuição dos dias de calor intenso e o aumento das madrugadas amenas ou frias, além da maior ocorrência de nevoeiros. A previsão indica que os primeiros dias de abril terão frentes frias e chuvas pontuais, seguidas por um período de predomínio de ar seco. Entre os dias 7 e 14, a tendência é de chuva abaixo da média, enquanto na segunda metade do mês, as precipitações devem se alinhar com os padrões históricos no Sul.  

No Rio Grande do Sul, conforme a MetSul, a estiagem persistirá, mas os municípios próximos à fronteira com o Uruguai podem ter alguma recuperação dos níveis de umidade e rios devido a chuvas mais intensas na região. Em relação às temperaturas, abril será, em média, mais quente que o normal no Brasil, com modelos prevendo até 2,5°C acima da média em partes do Sul e Sudeste. Contudo, incursões de ar polar ainda ocorrerão, principalmente na primeira quinzena, trazendo quedas pontuais de temperatura. A segunda metade do mês pode registrar um bloqueio atmosférico, favorecendo um veranico com dias amenos e quentes.   

Rainha da Fronteira 

A previsão é de chuva fraca para esta terça, com mínima de 13°C e máxima de 14°C. O acumulado não ultrapassa os quatro milímetros. Na quarta, mais chuva, e dessa vez mais expressiva: o acumulado deve ultrapassar os 14 milímetros. A temperatura fica em 16°C. O sol aparece entre nuvens na quinta e na sexta-feira a mínima cai para apenas 7°C. No sábado, será de 6°C. Em tais dias, a amplitude térmica será uma característica, já que as máximas chegam a 19°C.

Começa o racionamento de 15 horas em Bagé Anterior

Começa o racionamento de 15 horas em Bagé

Detran abre processo seletivo com salários de até R$ 10,8 mil Próximo

Detran abre processo seletivo com salários de até R$ 10,8 mil

Deixe seu comentário