Estiagem
Começa o racionamento de 15 horas em Bagé

Tamile Padilha imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Principal reservatório está com déficit hídrico
A semana começou com chuva na Rainha da Fronteira, mas com um menor tempo de abastecimento de água. Acontece que desde essa segunda-feira, 31 de março, a cidade permanece 15 horas desabastecida. Ou melhor, parte da cidade. Isso porque o Daeb manteve o sistema de rodízio durante o racionamento. Em síntese, a cidade é dividida em dois setores e cada um desses setores fica 15 horas sem água em dias intercalados. Por exemplo, nessa segunda foi o setor um que enfrentou o racionamento, enquanto o setor dois permaneceu com água.
Nesta terça, será o contrário: enquanto o setor um terá água, o setor dois ficará desabastecido por 15 horas. Vale destacar que o aumento no tempo de racionamento de água na cidade - de 12 para 15 horas, das 12h às 3h - foi motivado pelo agravamento da estiagem e do déficit hídrico das barragens. A Sanga Rasa, atualmente o principal reservatório da Rainha da Fronteira, está mais de cinco metros aquém da normalidade.
Mas é claro que a decisão repercutiu entre os bageenses. Leitores do Folha do Sul questionaram, nas redes sociais, o motivo pelo qual a conta de água não baixa; muitos destacaram que há anos Bagé sofre com a falta de água e a barragem (da Arvorezinha) segue um sonho distante. "É uma vergonha isso. Esse dilema vai passar de geração a geração", disse uma leitora. "São 30 anos de sofrimento", comentou outra. E, na verdade, Bagé sofre com a seca há mais tempo: um dos marcos da história local é justamente a seca de 1989. E isso já tem 36 anos.
BOX
Setores
O setor 1 permaneceu desabastecido nessa segunda-feira, 31; já o dois permanecerá sem água a partir desta terça. E assim por diante, sempre intercalados.
Setor 1: Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidraúlica, Popular, Narciso Suné, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas, Cohab, São Jorge e arredores.
Setor 2: Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Técla, Loteamento Severo, Malafaia, DAER, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiaraju, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morada Rosa, Dona França, Loteamento Prado Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e arredores.
Deixe seu comentário