BAGÉ WEATHER

Chuvas

Previsão é de altos volumes nos próximos dias

Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Instabilidade permanece na Rainha da Fronteira até quinta

A chuva retornou ao Rio Grande do Sul nessa segunda-feira (7) com volumes elevados em diversas regiões, especialmente no interior do Estado. A mudança no tempo, como detalhou a MetSul Meteorologia, foi provocada por um centro de baixa pressão atmosférica que se deslocou do Nordeste da Argentina para o território gaúcho, gerando instabilidade e o desenvolvimento de nuvens carregadas. A instabilidade começou no domingo, na Fronteira Oeste, e avançou para outras regiões entre a madrugada e a manhã de segunda. 

Durante a manhã, os acumulados de chuva foram expressivos em cidades do Oeste, Centro e Sul do Estado. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram, por exemplo, 56 milímetros em Quaraí e 28 milímetros em Santana do Livramento. Estações particulares indicaram ainda mais chuva em localidades como Uruguaiana (60 milímetros) e Barra do Quaraí (57 milímetros), confirmando a intensidade da instabilidade nessas áreas.  

Para esta terça-feira, 8, a previsão é de chuva na maior parte do Estado, com destaque para a Metade Leste, incluindo o Litoral, a capital e a Serra, onde os volumes devem ser mais significativos. Na quarta-feira, ainda haverá instabilidade nas Metades Sul e Leste, com momentos de melhoria ao longo do dia. Já o Oeste e o Noroeste devem ter tempo firme e presença de sol.   

As projeções indicam acumulados acima de 50 milímetros em muitas áreas e possibilidade de volumes acima de 100 milímetros em pontos isolados, especialmente após três dias seguidos de chuva. Para quinta e sexta-feira, a expectativa é de que a instabilidade persista no Sul e no Leste do Estado, mas de forma mais localizada. Na sexta, o tempo tende a ficar firme na maior parte do Rio Grande do Sul, com chuva restrita ao litoral.   

Na Campanha 

Para esta terça-feira, mais 15,8 milímetros de precipitação estão previstos. Para essa segunda, os prognósticos apontavam uma precipitação acima dos 30 milímetros - a medição oficial do dia de chuva deve ser divulgada na manhã de hoje pelo Daeb, com os acumulados na Estação de Tratamento de Água e nas barragens. A temperatura mínima fica em 15°C nesta terça e não sobe muito mais que isso - a máxima prevista é de apenas um grau acima disso. Já na quarta, a instabilidade segue na região, mas o acumulado deve ser bem mais baixo (não chega a dois milímetros), enquanto as temperaturas oscilam entre 13°C e 18°C. A chuva fraca segue na quinta, com acumulado de pouco menos de um milímetro. O sol só retorna na sexta-feira, com máxima de 22°C. 

Situação dos reservatórios ainda é crítica em Bagé Anterior

Situação dos reservatórios ainda é crítica em Bagé

Prefeitura fecha acordo com a CEEE e encerra dívida milionária Próximo

Prefeitura fecha acordo com a CEEE e encerra dívida milionária

Deixe seu comentário